segunda-feira, 13 de julho de 2015



Valorizar a boa música e despertar na nova geração o interesse pela musicalidade foi a proposta do “Mais Cultura e Turismo”, projeto do Governo do Maranhão executada pelas Secretarias de Estado de Turismo (Setur) e de Cultura (Secma), no ultimo domingo (12). E assim o Espigão Costeiro da Ponta D´Areia, em São Luís, foi tomado pela vontade dos pequeninos em aprender e interagir com alguns instrumentos musicais na Oficina de Percussão e pelas harmoniosas melodias tocadas pelo Quarteto Sensatez. 

As atividades iniciaram com o professor Wanderson Silva e um desafio pra lá de especial. Ele foi o instrutor da oficina de percussão para crianças entre 3 a 9 anos e responsável em apresentar uma variedade de instrumentos ao grupo. Entre eles: pandeiro, caixa do divino, cuíca, castanhola, triângulo, congas, campana entre outros. A euforia das crianças veio com o som tirado de cada instrumento e espontaneamente uma banda foi montada. “Essa fase é a melhor para despertar o interesse musical nas crianças, pois, elas são curiosos e muito engajados. Aprendem com muita facilidade”, enfatizou o professor.

Para o pequeno Sião Rocha (de apenas 3 anos de idade), o bongo (espécie de tambor baixinho) encantou e foi difícil convencê-lo do término da aula ou brincadeira. “Essa é a intenção, envolvemos a criançada de maneira lúdica para então iniciarmos o aprendizado”, explicou o professor. A mãe de Sião, Dici Rocha, informou que sempre o coloca em contato com a música e percebe como ele fica bem mais tranquilo.

Instrumentos e sons que regem as canções do Divino Espírito Santo, Cacuriá, Tambor de Crioula entre outras expressões culturais maranhenses também foram apresentados na oficina. Daniele Martins, de 10 anos, ficou encantada com o toque das cacheiras. “Não associava que o mesmo instrumento fosso utilizado para o cacuriá”, falou admirada.  Ao final uma banda musical foi montada pelos pequenos e uma festa iniciada.

Da oficina de percussão infantil para a experiência do grupo Sensatez. Formada por quatro experientes músicas que presentearam o público presente com o melhor da bossa nova. “Nunca imaginei encontrar tamanha variedade e programação de excelente qualidade aqui no Espigão. Vim para apreciar o por do sol e me deparo com essa apresentação”, exclamou o turista de Belém, Paulo José Sardela.
Como forma de democratizar ainda mais o acesso à cultura, que é objetivo do Mais Cultura, Mais Turismo, São Luís ganha mais um palco de apresentação. Nos dias 16 e 17 de julho, a praça Nauro Machado, no centro histórico, também será palco de atrações culturais. A programação segue também no final de semana, 18 e 19 de julho, no Espigão Costeiro, na Ponta D´Areia. Tanto para o morador quanto para o visitante basta se programar e curtir a temporada na capital maranhense.

Sobre o Mais Cultura e Turismo
A intenção do governo do Estado é transformar ‘Mais Cultura e Turismo’ em projeto itinerante, percorrendo outros municípios maranhenses.  Atualmente as atividades, que são desenvolvidas pelas Secretarias estaduais de Turismo e Cultura, são realizadas nos polos São Luís e Barreirinhas. O projeto vai garantir para turistas e maranhenses, uma agradável e animada programação de férias com atrações culturais e mostras gastronômicas e de artesanato.

0 comentários:

Postar um comentário