segunda-feira, 20 de julho de 2015






Em mais uma edição do projeto Mais Cultura, Mais Turismo famílias inteiras participaram da programação que valoriza a cultura maranhense

Uma praça invadida pela criançada descobrindo os ritmos do bumba-meu-boi. Foi o cenário do encerramento do segundo final de semana do Mais Cultura, Mais Turismo no Espigão Costeiro da Ponta D ´Areia. O público infantil ainda viajou no mundo encantando das histórias contadas por Gisele Vasconcelos e a musicalidade do grupo Afrôs, última atração da noite de domingo,  não deixou ninguém, adultos ou crianças, ficar parado.  
 
Matraca ou da Ilha, Orquestra, Zabumba, Baixada e Costa de Mão  todos os ritmos do bumba-meu-boi foram apresentados ao público que participou da oficina de ritmos populares. A pequena Carolina Lima, de apenas seis anos, tentava acompanhar os passos do Cazumbá (figura mística, meio bicho meio homem, presente no sotaque da Baixada) coreografados pela professora de dança. A mãe, Jordânia Lima gostou da iniciativa e apresentou para a filha os personagens do bumba-meu-boi. “A exposição com os personagens do bumba-meu-boi foi ótima para explicar melhor um pouco mais da nossa cultura”, referiu-se Jordânia a outro atrativo da oficina de ritmos.
 
A coreografia do bumba-meu-boi envolveu  também os pais, que entraram na roda e junto com os filhos ensaiaram os passos de uma das expressões culturais que mais identificam o Maranhão.  A oficina foi uma prévia da animação que estava por vim com o grupo Afrôs. Mulheres encantaram e cantaram na apresentação dessa banda que além das canções próprias, interpretaram sucessos nacionais. “Férias é isso! Em um único lugar, muito bonito como é o Espigão, você encontra diversão, artesanato e gastronomia, tudo de primeiríssima qualidade”, disse Silvana Moraes, moradora da Cohama e que ontem se programou para ir ao Mais Cultura, Mais Turismo.
 
As secretárias de Cultura, Ester Marques, e  Turismo, Delma Andrade , instituições coordenadoras do evento, tem acompanhado cada edição do projeto. Ontem mais uma vez estavam no Espigão assistindo às apresentações. “É realmente a ocupação de um espaço público com atrações que agregam valor, fortalecem e prestigiam a cultura maranhense e que conquistaram a todos; moradores e turistas”, enfatizou Ester Marques. “As pessoas acreditaram e acolheram o projeto de Barreirinhas a São Luís, era uma lacuna tanto por parte dos maranhenses, dos turistas e dos próprios artistas. Os resultados a cada final de semana do projeto demonstram pela participação do público, resultados satisfatórios” disse Delma.   
 
O Mais Cultura, Mais Turismo retorna na próxima quinta e sexta feira no Centro Histórico e segue até o dia 27 de agosto. Entre as atrações, todas maranhenses, grupos de Bumba Meu Boi incluindo vários sotaques como (Maioba, Santa Fé, Barrica, Pirilampo, Pindaré, Encanto da Ilha, Fé em Deus, Costa de Mão, Nina Rodrigues, Axixá, Madre Deus, Morros, Maracanã). Os cantores e bandas da terra também foram homenageados e confirmaram presença na praça Nauro Machado; Roberto Brandão, Josias Sobrinho, Celso Reis, Mila Camões, Lena Machado, Gabriel Melônio, Roberto Ricci, Wilson Zara, Luís Melodia, Chico Saldanha Regional  Pinxinguinha, Forró do seu Raiminundinho, Quinteto Insensatez, entre outros. As danças também foram incluídas na programação como as do grupo Damas do Reggae, Filhos de Jah, Divinas Foleoas, Desfile Afro entre outros.
 
No sábado e domingo retorna ao Espigão Costeiro e segue até o dia 26 de julho com apresentações sempre a partir das 17h. Em Barreirinhas, na praça do Trabalhador, o Mais Cultura, Mais Turismo será encerrado no  dia 31/07 e 01 e 02 de agosto. A grande despedida do projeto acontece no CEPRAMA, dia 29 de agosto com show de Luiz Melodia, Papete e Divinas Folioas.

0 comentários:

Postar um comentário