segunda-feira, 6 de julho de 2015
A lagosta é um dos pratos regionais que o visitante encontra na Rota das Emoções
Aos aventureiros que optam em fazer a Rota das Emoções, além de belezas naturais inesquecíveis encontrarão opções gastronômicas que concorrerão de igual para igual com famosas cozinhas internacionais. De Jericoacoara a Barreirinhas, os pratos principais são à base de frutos do mar. Em cada parada, a descoberta de um paladar único acompanhado de histórias de vida das pessoas que superaram desafios e consolidaram na rota o meio para o sustento da família.

Os estabelecimentos contam com o apoio do Sebrae dos três Estados que integram a Rota das Emoções; Maranhão, Piauí e Ceará. A instituição já investiu sozinha no destino, por meio de recursos do Sebrae Nacional, R$ 10,15 milhões e, no novo projeto que já inicia em agosto deste ano – o Cadeia de Valor da Rota das Emoções, está previsto mais R$ 9,24 milhões, sendo 20% de contrapartida do poder público e iniciativa privada. Dentre os resultados mais significativos que os projetos do Sebrae trouxeram ao destino, destacam-se o envolvimento e capacitação de 1.178 empresas nos três estados, que hoje proporcionam 6.989 empregos diretos; uma taxa de ocupação de 12% - superior à média dos meios de hospedagens que não estão no destino e que hoje é de 6%; oferta de 10.224 leitos; 43 agências de viagens parceiras ao longo do destino e nos portais de entrada (capitais São Luís, Teresina e Fortaleza) e 44 operadores nacionais e internacionais comercializando o roteiro.
            
Proprietária do Rústico e Acústico com a coordenadora da cozinha; qualificação pelo Sebrae para aproveitar pessoas da própria comunidade de Jeri.

É o caso da proprietária do Rústico e Acústico, Lilian Marietala,  uma paulistana que há onze  anos apaixonou-se pela pequena vila de pescadores. Apostou no restaurante, qualificou a equipe por meio dos cursos do Sebrae e comemora os 365 dias que o restaurante fica aberto. O que mais impressiona é a simplicidade tão bem expressada na rusticidade do local. A alegria está estampada nas cores das toalhas de mesa de crochê e nos rostos das pessoas que ali trabalham. Afinal de contas por meio da qualificação, as pessoas melhoram a própria qualidade de vida. A chefe de cozinha do Rústico e Acústico, Irani Barros, é de Jeri e por meio dos cursos e do próprio esforço coordenada a equipe da cozinha.

Da arraia para a lagosta ainda em terras cearenses. Em um cenário pra lá de especial, o visitante desfruta de uma deliciosa lagosta gratinada. O prato é servido pelo Alchymist Beach Club, uma estrutura charmosa, localizada a beira da na lagoa do Paraíso, que mistura o bom gosto italiano com o artesanato local. Há um ano e meio o hotel foi inaugurado e emprega cerca de 100 pessoas em alta temporada. De acordo com o diretor do grupo em Jeri, Edson Moreira, os planos são de expansão. “A procura aumenta a cada estação, temos que estar preparados e com pratos únicos”, ressaltou.

Em terras piauienses, o visitante encontrará também deliciosos pratos á base de frutos do mar. O principal atrativo turístico do Estado na Rota das Emoções, o Delta das Américas, encontra-se em ambiente propício a camarões, peixes e caranguejos, o rio Parnaíba. É na cidade de mesmo nome que se encontra uma das sobremesas mais simples e saborosas; o sorvete do Araújo. São décadas refrescando os turistas e tornando o passeio na parte antiga da beira-rio inesquecível com os sabores tradicionais ofertados.  

Na culinária do estado que tem o segundo maior litoral do país, acrescenta-se temperos e misturas exóticas aos frutos do mar. Como se já não bastasse, o tradicional e singular arroz de cuxá (feito à base de vinagreira (local), gergelim e camarão seco, em Barreirinhas (no Deck Bistrô) é acrescido lula e caranguejo. Isso porque, o visitante tem outra opção dos Deuses; o camarão ao molho de abacaxi. De acordo com a proprietária  Aylan Carvalho, que trocou Brasília há dois anos, a vida na cidade que é portão de entrada para os Lençóis Maranhenses, é tranquila e permite desenvolver novos pratos sem a correria da cidade grande. “Na verdade é uma experiência e tanto. Os cozinheiros são daqui mesmo da cidade e todos frequentamos os cursos do Sebrae/MA o que ajuda a buscarmos sempre o novo”, enfatizou.  

Somando parcerias e alinhando as ações para o alcance dos objetivos, os Sebrae dos três estados envolvidos na Rota das Emoções, vem trabalhando para tornar a governança do roteiro integrado ainda mais efetiva e melhorar a infraestrutura turística e o atendimento deste destino indutor que está entre os 65 mais bonitos do Brasil. “Assim, teremos negócios sustentáveis, com melhoria na oferta de emprego e renda para a comunidade”, acredita a diretora de Administração e Finanças do Sebrae no Maranhão, Rachel Jordão.

0 comentários:

Postar um comentário