sábado, 29 de agosto de 2015
Festival chega à sua sétima edição em grande estilo para levar
o melhor do jazz e do blues a Barreirinhas e São Luís

Ouvir uma boa música é bom, mas apreciar uma música de extrema qualidade é o que há de melhor. Com esta proposta, a sétima edição do Lençóis Jazz e Blues Festival, que conta com o patrocínio da Companhia Energética do Maranhão (Cemar) e do governo do Maranhão por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, foi lançada oficialmente na noite dessa quinta-feira (27), no Teatro Arthur Azevedo, em São Luís.

Um vídeo com ações de responsabilidade social do evento, shows e depoimentos de artistas e do público contou um pouco da história do festival que tem números grandiosos. A produção do evento estima que cerca de 47 mil espectadores, entre moradores e turistas, e mais de 500 artistas do Brasil e do exterior tenham participado das 6 edições anteriores.

Também foi apresentada em vídeo a programação completa do festival. Começou pelo CIRCUITO BARREIRINHAS onde serão apresentadas, na Av. Beira Rio, as seguintes atrações:  18/09- (SEXTA-FEIRA)- 20:30h- Claudio Lima(MA), 21:30h- Adriano Grineberg (SP) e 22:30h- Igor Prado & Banda (SP). No dia 19/09- (SÁBADO)- 20:30h- Alessandro Penezzi Trio (SP), 21:30h- Gabriel Grossi (RJ) e 3 – 22:30h- Fernando Noronha (RS). No DOMINGO, às                              20:30h- José Claudio Sax e Trio (MA) subirão ao palco seguidos de (21:30h)- Ana Lonardi (ex-The Voice Brasil) (RS) e (22:30h)- Darrel Lavign e Edward Anderson (USA).  E para eternizar esses belos momentos de forma bem humorada o cartunista Nuna produzirá caricaturas do público durante os shows.

A cidade balneária, porta de entrada dos Lençóis Maranhenses, vai contar também com uma ampla programação paralela. No salão paroquial da Igreja Nossa Senhora da Conceição (Igreja Matriz) serão realizadas as oficinas de Música. No dia 18 de setembro (Sexta-Feira), às 10h - Oficina de Piano com Adriano Grineberg e no dia 19 de agosto (Sábado), às 10h - Oficina de Gaita com Gabriel Grossi. A programação infantil vai alegrar o Coreto da Praça da Igreja da Matriz. No dia 19 de Setembro (Sábado), às 9h, haverá Show de mímica e mágica com Gilson César e no dia 20 de Setembro (Domingo), às 16h - Teatro para todos os públicos com o espetáculo “A Carroça é Nossa”, do Grupo Xama.

Este ano, a grande novidade do Circuito Barreirinhas é a integração entre música e cinema. Nos dias 18, 19 e 20 de setembro, o público também poderá curtir o GRAND PRIX ANIM!ARTE LENÇÓIS MARANHENSES - Circuito Itinerante do Anim!Arte 2014/2015- Festival Internacional de Curtas-Metragens de Animação e participar gratuitamente de oficinas de animação.  O GRAND PRIX ANIM!ARTE LENÇÓIS MARANHENSES - Circuito será realizado, das 16h às 19h, no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora da Conceição (Igreja Matriz) e tem como foco o público estudantil possuindo categorias de estudantes e profissionais.

Os filmes exibidos no festival foram produzidos por crianças, jovens e adultos de mais de 40 países. O GRAND PRIX ANIM!ARTE, Circuito Itinerante do Anim!Arte 2014/2015 é uma versão condensada da edição anual do Anim!Arte realizada na Cidade do Rio de Janeiro onde o evento foi criado em 2001. Ao todo já foram realizadas 11 edições. Na última delas, em 2014, foram exibidos 357 filmes produzidos em 46 países.

CIRCUITO SÃO LUÍS

Assim como em anos anteriores o festival será realizado em São Luís, na Praça Maria Aragão, na Av. Beira Mar, nos dias 25/09 (SEXTA-FEIRA) com shows de (20:30h)- André Marques Sexteto (SP),  (21:30h)- Wanda Sá e Roberto Menescal (RJ) e ( 22:30h)-  Blues Beatles (SP).  No dia 26/09 (SÁBADO) serão (20:30h)- Gadi Lehavi  (Israel), (21:30h)- Daniel Jobim  (RJ) e 22:30h- Serial Funkers (ex- Programa Super Star)  (SP).

Na capital maranhense serão realizadas, na Escola de Música Lilah Lisboa- Centro Histórico, Rua da Estrela, nos dias 23 e 24 /09, das 9h às 12h e das 15h às 18h, as Oficinas de música máster class/intermediário- Workshop Creole Connections. A look at the Music of New Orleans (Conexões crioulo). Um olhar sobre a música de New Orleans)- Com os mestres de música da cidade de New Orleans Edward Anderson e Darrel Lavigne.

Em 2015, as Oficinas de capacitação do 7º Lençóis Jazz e Blues Festival serão realizadas na Sala Ferreira Goulart, no andar térreo do Gran São Luís Hotel, à Av. Dom Pedro II, nº 299, Centro Histórico, em São Luís. A Oficina 1: “Como Captar Recursos para Projetos Culturais”, no dia 24 de setembro, das  9h às 12h e a Oficina 2: “Como divulgar Shows e eventos pela Internet”, no dia 25 de setembro, das 14h às 18h. (Informações: 3133-5915- Sebrae- procurar Melissa).

Noite de lançamento:

Depois de apresentar, em primeira mão, essa vasta programação, a produção levou ao palco do TAA como “aperitivo” do festival, os grupos Jazzencontros (MA) e Débora e Dany Gurgel Quarteto (SP) que apresentaram-se para uma animada plateia que lotou o teatro Arthur Azevedo.

O grupo maranhense abriu as apresentações em grande estilo. Com um som bastante agradável e o clássico Summertime, de George Gershwin. A plateia foi ao delírio. “Troxemos para cá um sentimento de responsabilidade, de fazer o melhor, de mostrar o que a gente tem e fazer valer a pena a oportunidade. O festival é uma grande vitrine. Como está na sétima edição, as pessoas já conhecem, já sabem que é um festival com um som mais refinado. É uma grande vitrine para a banda”, revelou James Pierre, outro vocalista do Jazzencontros.

E se o primeiro show da noite já havia sido especial, na sequência o grupo Dani & Débora Gurgel Quarteto foi impecável. Em um show que trouxe uma mistura de composições com influências tradicionais e contemporâneas, o público viu um verdadeiro “jazz brasileiro”.

Ao apresentar “Sem Ar”, cuja música tem uma letra belíssima, o grupo comprovou o que cantavam. O público “trocou o canto” de uma canção pelo “encanto” da voz de Dani Gurgel. Enquanto isso, Débora Gurgel – mãe de Dani – era um espetáculo à parte no piano com toda sua alegria em estar no palco do teatro Arthur Azevedo pela primeira vez.

“É muito orgulho pra gente ser chamados para participar do Lençóis Jazz e Blues Festival porque é uma iniciativa muito legal, é uma iniciativa que tira o foco lá dos centros do Sul e Sudeste. E o festival está fazendo um trabalho magnífico de trazer este tipo de música até as pessoas. A iniciativa é linda”, disse Débora Gurgel.

Com shows belíssimos, o público se rendeu à qualidade das atrações da sétima edição do Lençóis Jazz e Blues Festival.  “Eu realmente gostei demais. Foram momentos muito agradáveis aqui no teatro, tendo essa possibilidade de ouvir música instrumental, música de altíssimo nível, músicos com uma performance que nós não estamos tão habituados a ver. É um momento único para nós que gostamos de música”, revelou o professor Eloi Melônio.

Já para o diretor do TAA, Américo Azevedo Neto, o Lençóis Jazz e Blues Festival “significa abrir as portas para a qualidade. Significa dar ao público maranhense a oportunidade de ver um show de qualidade internacional. Uma coisa que está acima de querer ou não querer”.

E para coroar uma noite tão especial foram doados à entidade “Casa do Caminho”, que atende crianças carentes de São Luís, cerca de 550 Kg de leite em pó que foram trocados pelos ingressos na bilheteria do teatro Arthur Azevedo. O festival é assim... uma festa de música, cidadania e responsabilidade social.

“O Lençóis Jazz e Blues Festival é muito importante para a Cemar, que apoia o projeto desde o início. Nós já acreditávamos no projeto por entender que, através da música, sobretudo da boa música, nós podemos associar a imagem da companhia a projetos que levam benefícios à população como um todo (...). Este festival deixa um legado muito importante e, a cada ano que passa, ganha universos maiores. Ele sai de Barreirinhas, de São Luís e vai para o Brasil, para o mundo inteiro e ainda mais exercendo a possibilidade de estar divulgando novos grupos, lançar grupos maranhenses dentro deste universo”, elogiou José Jorge, diretor de relações institucionais da Cemar.

“Para o governo, é uma grande ação de movimento musical e, para a cidade, é um ganho de conhecimento e de cultura imensurável. No nosso Estado não cabe nenhum tipo de segmentação. Nossa arte é misturada, é todo mundo junto sim e, assim, é que a gente sabe fazer”, destacou Vanessa Leite, secretária-adjunta de Estado da Cultura.

Um dos idealizadores do projeto e organizador do festival, Tutuca Viana, antecipou o que ainda vem por aí. “Podem esperar muita coisa boa. Este ano, a agenda toda do festival é praticamente inédita. A gente sempre agrega valores que vêm a somar com a comunidade. O que é legal quando você cria um festival.”, afirmou.

E o VII Lençóis Jazz e Blues Festival só é possível porque conta com os apoios culturais das Secretarias de Estado de Turismo e de Cultura do Maranhão, das Prefeituras Municipais de Barreirinhas e de São Luís, da FIEMA/SESI, SEBRAE, Tory Brindes, Clara Comunicação, Taguatur e TV Mirante, além das parcerias das Pousadas Murici, Paraíso dos Lençóis, Pousada do Riacho, Paraíso dos Guarás, Pousada Lins, Pousada Solar das Gaivotas, Porto Preguiças Resort, Gran Solare Lençóis Resort,  Hotel Grand São Luís e  dos restaurantes Zaitun e Deck Bistrô.

O FESTIVAL NAS REDES

Tudo sobre o 7º Lençóis Jazz e Blues Festival está disponível no www.lencoisjazzeblues.com.br. Siga o festival no Twitter (@lencoisfestival), Instagram (@lencoisfestival) e curta nossa página no Facebook (LencoisJazzBluesFestival).

PROGRAMAÇÃO DE SHOWS:

CIRCUITO BARREIRINHAS

Local: Av. Beira Rio

18/09- (SEXTA-FEIRA)

1 – 20:30h- Claudio Lima(MA)
                                      

2 – 21:30h- Adriano Grineberg (SP)

3 – 22:30h- Igor Prado & Banda (SP)

19/09- (SÁBADO)

1 – 20:30h- Alessandro Penezzi Trio (SP)

2 – 21:30h- Gabriel Grossi (RJ)

3 – 22:30h- Fernando Noronha (RS)
                           

20/09- (DOMINGO)

1 –20:30h- José Claudio Sax e Trio (MA)

2 – 21:30h- Ana Lonardi (participou do The Voice Brasil) (RS)

3 – 22:30h- Darrel Lavign e Edward Anderson (USA)

·         Cartunista Nuna- Produção de caricaturas do público durante os shows em Barreirinhas.


CIRCUITO BARREIRINHAS:

PROGRAMAÇÃO DAS OFICINAS DE MÚSICA, TEATRO E CINEMA

OFICINAS DE MÚSICA EM BARREIRINHAS:

Local: Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora da Conceição (Igreja Matriz).

·         Dia 18 de setembro(Sexta-Feira):

10h - Oficina de Piano com Adriano Grineberg

·         Dia 19 de agosto (Sábado):

10h - Oficina de Gaita com Gabriel Grossi

PROGRAMAÇÃO INFANTIL E TEATRO:

Local: Coreto da Praça da Igreja da Matriz.

·         19 de Setembro (Sábado):

9h - Show de mímica e mágica com Gilson César.

·         20 de Setembro (Domingo):

16h - Teatro Infantil “A Carroça é Nossa” com o Grupo Xama.

PROGRAMAÇÃO DE CINEMA

Oficina de animação e mostra de filmes do Anim! Arte no Lençóis Jazz & Blues Festival !

Local: Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora da Conceição (Igreja Matriz).

Dias 18,19, 20/09- das 16h às 19h todos os dias do Festival

Dia 18/09 - Sexta feira:

·         16h às 17h - sessão Anim!Arte: Estudantes Internacionais 01

·         17h às 18h - sessão Anim!Arte: Estudantes Internacionais 02

·         18h às 19h - sessão Anim!Arte: Estudantes Internacionais 03

Dia 19/09 - Sábado:

·         16h às 18h - oficina de animação

·         18:15h às 19h - sessão Anim!Arte : Filmes Ambientais

Dia 20/09 – Domingo:

·         16h às 18h - oficina de animação

·         18:15h as 19h - sessão Anim!Arte : Culturas do Mundo

CIRCUITO SÃO LUÍS

Programação de shows:

Local: Praça Maria Aragão-Beira Mar

25/09 (SEXTA-FEIRA)

1 – 20:30h- André Marques Sexteto (SP)

2 – 21:30h- Wanda Sá e Roberto Menescal (RJ)

3 – 22:30h-  Blues Beatles (SP)

26/09 (SÁBADO)

1 -20:30h- Gadi Lehavi  (Israel)

2 -21:30h- Daniel Jobim  (RJ)

3 -22:30h- Serial Funkers (Participou do programa Super Star  (SP)

PROGRAMAÇÃO DAS OFICINAS DE MÚSICA- CIRCUITO SÃO LUÍS:

Local- Escola de Música Lilah Lisboa- Centro Histórico, Rua da Estrela.

Dia 23/09/2015:

Manhã: 9h às 12h             e       Tarde: 15h às 18h Tarde

Oficinas de música máster class/intermediário- Workshop Creole Connections. A look at the Music of New Orleans (Conexões crioulo. Um olhar sobre a música de New Orleans)- Com os mestres de música da cidade de New Orleans Edward Anderson e Darrel Lavigne;

Dia 24/09/2015:

Manhã: 9h às 12h        e            Tarde: 15h às 18h Tarde

Oficinas de música máster class/intermediário- Workshop Creole Connections. A look at the Music of New Orleans (Conexões crioulo. Um olhar sobre a música de New 

Orleans)- Com os mestres de música da cidade de New Orleans Edward Anderson e Darrel Lavigne.

OFICINAS DE CAPACITAÇÃO DO 7ºLENÇÓIS JAZZ E BLUES FESTIVAL

Local: Sala Ferreira Goulart, no andar térreo do Gran São Luís Hotel, Av. Dom Pedro II, nº 299, Centro Histórico, em São Luís.

Oficina 1: “Como Captar Recursos para Projetos Culturais”

Data: 24 de setembro

Hora: 9h às 12h

                    
Oficina 2: “Como divulgar Shows e eventos pela Internet”

Data: 25 de setembro

Hora: 14h às 18h

Informações: 3133-5915- Sebrae- procurar Melissa.

Produção Executiva do Festival:

Tutuca Viana: (98) 99976-3087tutucaviana@yahoo.com.br

Renata Rodrigues: (98) 99966-6096renatarodrigues70@hotmail.com

Ivaldo Guimarães: (98) 98722-5541ivaldo_guimaraes@yahoo.com.br



0 comentários:

Postar um comentário