quarta-feira, 5 de agosto de 2015
Iniciativa objetiva estimular a população para que, no dia 5 de outubro, concentre o consumo nas microempresas e, assim, ajudam a fortalecer a economia local; ideia é fazer uma grande mobilização no país para a importância dos pequenos negócios para o desenvolvimento de bairros, cidades e municípios.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Maranhão reforçou o protagonismo do Sebrae junto aos pequenos negócios nesse momento de cautela pelo qual passa a economia brasileira.
Em uma iniciativa inédita em todo o país, o Sebrae lançou na manhã de ontem (05.08) uma grande mobilização para estimular a sociedade a consumir produtos e serviços fornecidos por micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais. A ação pretende fortalecer a economia por meio da força dos pequenos negócios – que já somam mais de 10 milhões de empresas no Brasil e 224 mil no Maranhão.

João Martins, diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, ressaltou que a instituição irá arregimentar sua equipe de técnicos em todo o estado para capacitar os empreendedores e sensibilizá-los a participar da mobilização.
Para apresentar a iniciativa, o Sebrae convidou autoridades, representantes empresariais, clientes e imprensa para o lançamento do Movimento Compre do Pequeno Negócio, que aconteceu no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana. O presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto, falou aos convidados através de videoconferência e destacou que, apesar dos 42 anos preparando o empreendedor para melhorar a gestão das empresas, para que elas se tornem mais eficientes e atendam melhor os consumidores, esta é a primeira vez que a instituição lança um movimento para estimular a sociedade a comprar do pequeno negócio.

“A ideia é mostrar a importância dos pequenos negócios para a sociedade, fazendo com que as pessoas percebam que ao comprar das micro e pequenas empresas e dos microempreendedores individuais, elas contribuem para melhorar o seu bairro, cidade, município e Estado, gerando empregos e ajudando a economia a crescer”, ressalta o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Eduardo Barretto.

Parte da equipe de técnicos do Sebrae no Maranhão que irá trabalhar na mobilização para o dia 5 de outubro, Dia D do Movimento
 
 
Os pequenos negócios representam mais de 95% do total de empresas brasileiras, respondem por 27% do PIB no Brasil e por 52% do total de empregos com carteira assinada, são mais de 17 milhões de vagas. “Neste ano, quando o Brasil passa por um momento de cautela na economia brasileira, tivemos mais de 116 mil vagas de empregos ofertadas pelas micro e pequenas empresas somente no período de janeiro a junho. Enquanto isso, nas médias e grandes empresas, o saldo de empregos está negativo em 400 mil vagas”, colocou o presidente Barretto.

O Maranhão acompanha as projeções nacionais, com 238.265 empresas que representam 1,6% dos empreendimentos ativos no país. Desse total, mais de 224 mil integram os chamados pequenos negócios – microempresas, empresas de pequeno porte e microempreendedores individuais, correspondendo a exatos 94,4% do total de empreendimentos existentes no Estado.

Quando se trata da participação econômica dos pequenos negócios, os dados tornam-se relevantes, já que são maioria no país. “Portanto, ao comprar de pequenos negócios, o cidadão contribui para que a economia se desenvolva, em especial no seu bairro e cidade, fazendo o dinheiro circular e ajudando a promover maior oportunidade de trabalho, ampliação de renda, melhoria na qualidade de vida e, consequentemente, desenvolvimento”, coloca o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Maranhão, Edilson Baldez das Neves. 

Levando em consideração o contexto de crise que se instala no país e acreditando na força econômica dos pequenos negócios, o Sebrae posiciona-se e protagoniza novamente – após o empenho na regulamentação e implementação da Lei Geral da MPE, em mais um grande projeto em todo o Brasil. “O Movimento Compre do Pequeno Negócio é uma grande mobilização que, a médio e longo prazo, inaugurará um novo tipo de consumo no país, o consumo cidadão, onde o principal ganho é o fortalecimento e desenvolvimento da economia de cada localidade”, ressalta o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins.

Presente ao evento, o empresário Francisco Pereira acredita que esta mobilização é muito positiva. Proprietário de uma loja de móveis e eletrodomésticos no bairro Sol e Mar – com filiais na Divinéia e Coroadinho, ele concorda que os pequenos negócios são promotores de desenvolvimento.

“Esses três locais onde temos lojas são exemplos de como a economia é movimentada pelos pequenos negócios. Somente na avenida principal da Divinéia, por exemplo, são mais de 300 pequenos empreendimentos, que ofertam emprego e geram renda para a comunidade. Para nós, que contribuímos com o fortalecimento da economia do nosso estado, o Movimento Compre do Pequeno Negócio é muito bem-vindo e vamos apoiar, fazendo a nossa parte”.

O Movimento

O Compre do Pequeno Negócio estabeleceu o dia 5 de outubro como data oficial, por se tratar do dia em que foi instituído o Estatuto da Micro e Pequena Empresa. A ação inclui um hotsite (www.compredopequeno.com.br) onde os empreendedores também poderão cadastrar suas empresas para que o consumidor encontre os produtos e serviços que precisa perto de sua casa ou trabalho.

Na semana de 21 a 26 de setembro, o Sebrae e instituições parceiras vão realizar uma semana de capacitação em todo o Brasil para preparar os empresários especialmente para o 5 de outubro, com palestras, consultorias e orientações sobre controle de custos e atendimento ao cliente, além de outras temáticas. A expectativa do Sebrae é atender mais de 300 mil empreendedores no Brasil, realizando 1,4 mil clínicas

Para incentivar a participação no Movimento Compre do Pequeno Negócio haverá campanhas na mídia, nas redes sociais e a distribuição de kits gratuitos para que as pequenas empresas sejam facilmente identificadas pelos consumidores. “A expectativa é que o 5 de outubro se torne uma data em que as pessoas preferencialmente comprem das micro e pequenas empresas e assim colaborem com o crescimento da economia brasileira”, ressalta o diretor técnico do Sebrae no maranhão, José Morais.

Cinco razões para comprar dos pequenos negócios:

1 – São perto de casa;

2 – São responsáveis por 52% dos empregos formais;

3 – O dinheiro fica no bairro, cidade, município e aquece a economia do Estado;

4 – Promovem o desenvolvimento da comunidade

5 – E, consequentemente, transformam a sociedade.

0 comentários:

Postar um comentário