segunda-feira, 21 de setembro de 2015
Como parte das Políticas Públicas para as Mulheres, acontece nesta segunda-feira (21) a “Conferência Municipal da Mulher em São Luís: Mais Direitos, participação e poder para as mulheres”. As políticas seguem a orientação da Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM e são implementadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Mulher. 

O Plano Nacional da Política para as Mulheres prevê a autonomia das mulheres em todas as dimensões da vida, a busca da igualdade efetiva entre mulheres e homens, em todos os âmbitos, o respeito à diversidade e combate a todas as formas de discriminação, o caráter laico do Estado, a universalidade dos serviços e benefícios ofertados pelo Estado, a participação ativa das mulheres em todas as fases das políticas públicas,  e a transversalidade como princípio orientador de todas as políticas públicas.

As Conferências acontecem em todo o estado, promovendo a discussão, melhorias, implementação e efetivação das políticas para as mulheres. No estado as conferências municipais tiveram início no dia 27 de agosto e se encerram no dia 27 de setembro. “Seguindo orientação do governador Flávio Dino, o Convento das Mercês, através da Fundação da Memória Republicana Brasileira - FMRB está de portas abertas para abrigar eventos tão importantes para o exercício pleno da cidadania quanto este”, diz o Diretor do Convento das Mercês, Paulo Melo Sousa.

Com o tema “Mais direitos, participação e poder para as mulheres” as conferências foram divididas em quatro eixos: - “Contribuição dos conselhos dos direitos da mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres em sua diversidade e especificidades: avanços e desafios”; - “Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal, estadual e federal: avanços e desafios”; - “Sistema político com participação das mulheres e igualdade: recomendações”; e - “Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres: subsídios e recomendações”.

O objetivo principal das conferências é reforçar o debate sobre o enfrentamento das desigualdades entre mulheres e homens buscando o fortalecimento de sua capacidade interinstitucional com as instâncias governamentais estaduais e municipais, e de intersetorialização das políticas públicas para mulheres. O resultado das conferências municipais será levado para a IV Conferência Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres que vai acontecer em São Luís no período de 10 a 13 de novembro. 

Este ano A Secretaria de Estado da Mulher vai inovar e contemplar uma parcela de mulheres que antes era excluída dos debates: as adolescentes e jovens. A Conferência das Meninas iniciativa inédita no Brasil traz a resposta a essa demanda que foi acolhida pela Secretaria de Estado da Mulher, já que o público dessa faixa etária (15 e 20 anos) não é contemplado nem pela pauta das crianças nem das mulheres. Esta será a primeira vez que temas como violência, gravidez na adolescência entre outros, serão discutidos exclusivamente para esse público.

SERVIÇO:

O que? Conferência Municipal da Mulher em São Luís
Quando? 21 e 22 de setembro 
Local: Convento das Mercês
Hora: 13h

0 comentários:

Postar um comentário