quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Com o foco na importância da interação família-escola, o projeto Memórias de Família foi concluído com êxito por alunos do primeiro ano.

Conhecer o passado para assim construir fortalezas e alicerces sólidos para o futuro. Esse foi o objetivo do Projeto Memórias de Família, desenvolvido pelos alunos do 1º ano da Escola de Formação Gerencial do Sebrae no Maranhão (EFG-MA). O evento de culminância do projeto ocorreu, recentemente, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís, e reuniu familiares dos 16 alunos que compõem a turma.

Emocionados, pais, mães, irmãos, dentre outros convidados, presenciaram a exposição da história familiar de cada aluno, com ênfase na origem e o significado do nome, o brasão da família, fatos marcantes da infância, valores transmitidos, a construção de sua árvore genealógica e por fim, uma homenagem feita a um familiar de grande importância na vida de cada um. 

A coordenadora pedagógica, Fabíola Gonzales, professora da disciplina Desenvolvimento Humano, que esteve à frente do projeto, enfatizou que a inclusão da família no processo pedagógico e escolar é de grande importância, pois interfere diretamente no posicionamento futuro do aluno. “Iniciamos o projeto em maio quando eles começaram a pesquisa investigativa da história do seu nome e de sua família, tendo a liberdade para escolher a pessoa que iria receber sua homenagem. Tudo isso é muito importante para a forma como eles se projetam para o futuro”, explicou. 

Para Hermano Costa, pai da aluna Taína Costa, de 15 anos, falou da importância do resgate do valor da família na atividade. “Em toda minha vida, escolar e mesmo já como adulto, nunca vi um evento que tocasse tanto com a gente, com a família e isso é importante, principalmente em um tempo onde se vive total desapego familiar”, relatou emocionado. 

O servidor público, Luís Henrique Fonseca, pai do aluno Paulo Henrique, de 16 anos, expressou sua admiração pela escola e o quanto tem visto o crescimento de seu filho. “Sou encantado por essa escola. Desde a primeira vez que vi o anúncio tive vontade de colocar o Paulo, mas somente esse ano deu certo. Hoje já percebo a evolução na vida dele”, comentou. 

A respeito do projeto Memórias de Família, o pai considerou de grande importância o grau de interação da escola com a família. “ E a ideia da escola como família também é importante, pois aqui eles nascem empresarialmente e crescem também. Futuramente, eles irão servir a outras famílias quando estiverem à frente de suas empresas, então precisam mais do que nunca saber valorizar os laços familiares para saber lidar com seus funcionários e colegas de trabalho”, reforçou.

Para o aluno Paulo Henrique Fonseca, o fato de estar em uma escola que alia a educação formal com um curso técnico, no início, soou estranho. “Mas hoje, tenho certeza do quanto foi bom vir para cá, pois a EFG-MA não ensina apenas a ser empresário bem-sucedido; nos prepara para a vida e acima de tudo, a ser pessoas melhores”, ressaltou.

Para a gerente geral da Escola de Formação Gerencial do Sebrae no Maranhão, Miosótis Lúcio, a interação escola-família é de extrema importância e a culminância do projeto demonstra a evolução e ampliação do trabalho da escola. “Ajudar a educar os nossos alunos não é apenas transmitir conhecimentos, mas é formá-los para a vida. Nesse contexto, nos sentimos com a missão cumprida”, conclui.

0 comentários:

Postar um comentário