domingo, 6 de setembro de 2015
A Cidade da Ternura, a Cidade dos Azulejos, a Ilha do Amor, cidade que encanta a todos e que como poucas, sabe receber e não se furta em compartilhar seus ensinamentos. Eu digo que eu não nasci nesta terra, mas fiz dela o meu vernáculo. Sou oriundo do interior do Estado, mas, por paixão, por amor, eu quero externar aqui os meus sentimentos a esta cidade que, neste dia 08 de setembro, faz 403 anos e aqui vamos aproveitar esse momento, para parabenizar e externar os nossos sentimentos à Ilha do Amor, à Ilha da Ternura, à Ilha dos Encantos. 

"Parabéns, São Luís, por tua beleza tão certa. Que não sejas feliz só nos versos do poeta. Sentimentos que me despertam os anos de tua história, o meu olhar que atesta o teu passado de glória. São Luís, uma obra de arte, pelas pedras de cantaria, o alicerce, as mãos dos bravos que fizestes, tornando-te lugar divino celeste, rastros indeléveis já não envelheces. Ilha onde repousam as águas do Oeste, mar que se curva aos teus pés. Ônix da beleza que te enobrece nas praias de tuas marés. Impressionas, pois quem te vê não esquece o teu sublime acervo arquitetônico. 

Dentre todas as cidades, você merece a certeza de ser Patrimônio da Humanidade. Herdastes o nome dos franceses, uma homenagem amiúde feliz, mas te erguestes com os portugueses a obras de arte, inigualável São Luís, nas avenidas, praças, ruas dos casarios, Império do antigo e do moderno. Divina eu te fiz e te refiz harmonizar-te em meus versos. Harmoniza-te em meus versos, desígnios do que hoje construí em todo o amor que confesso. Parabéns, São Luís, por teus 403 anos de existência, de história, de riquezas. 

Que possamos conservar esse patrimônio que certamente é imaterial, é o patrimônio cultural, é o patrimônio que está no povo deste município, desta cultura efervescente de muitos poetas, de grandes vultos realmente não só para o Maranhão como para a humanidade. São Luís revelou talentos, revelou realmente o que nós temos de melhor pela condição humana, e aqui faço as minhas referências a todos os nobres poetas, a todos aqueles que habitam nesta bela cidade, a todos que compartilham o seu amor por São Luís". 

(Fotos:Praça Gonçalves Dias e Rua Portugal - Mauricio Alexandre e Arquivo do Jornal Cazumbá)

0 comentários:

Postar um comentário