quarta-feira, 28 de outubro de 2015
Mais de 40 profissionais, entre eles operadores de turismo e agentes de viagens de Pernambuco, participaram do evento de capacitação realizado Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Turismo do Maranhão (Setur), nesta terça-feira (27), em Recife (PE). “Esta ação teve o objetivo de reposicionar o Estado no mercado turístico e se pautou pela diversificação dos produtos maranhenses. Apresentamos assim novas opções e direcionamos a atenção para um Maranhão diverso e cheio de possibilidades”, explicou o secretário-adjunto de Relações com o Mercado da Secretaria de Turismo do Maranhão, Marcus Vinícius Campos.

Com o tema “Terra das Águas”, a apresentação destacou os três polos prioritários para a promoção do Estado: São Luís, Lençóis Maranhenses com Delta das Américas e Chapada das Mesas. “O objetivo do Governo do Maranhão nesta capacitação foi detalhar as possibilidades que cada polo oferece nos segmentos como, Sol & Praia, Cultura, Ecoturismo & Aventura, focando o próximo período de férias. Ressaltamos, por exemplo, as opções da capital São Luís, que junto com os municípios vizinhos, garante aos turistas uma programação diversificada e bastante completa para qualquer tipo de demanda”, explicou o secretário-adjunto.

A iniciativa também teve o objetivo de incentivar a comercialização dos novos voos, que ligam a capital maranhense São Luís à Recife. O secretário-adjunto explicou que, além de atrair novas frequências para o Maranhão, é necessário um trabalho constante de promoção para de fortalecer e consolidar as rotas.

Desde o dia 15 de outubro, os trechos já começaram a ser operados pela Gol Linhas Aéreas. São quatro frequências semanais: segunda, quinta, sexta e domingo. As saídas de São Luís serão às 13h20, com chegada em Recife às 15h09. Já o trecho Recife/São Luís, partirá às 10h53 com previsão de pouso às 12h30. A Azul Linhas aéreas inicia sua operação no dia 5 de novembro, com seis frequências por semana.

Para o secretário executivo de Turismo e Lazer de Recife, Gilberto Pimentel, que também esteve presente no evento, a operação desses voos preenchem uma lacuna histórica na aviação regional. “Este é um ponto de partida, que abre um novo horizonte e propõe uma rota viável, tanto para negócios quanto para lazer”, destacou.

A agente de viagens da CVC, Nathalie Santos foi uma das participantes do treinamento. Ela fez questão de ressaltar as suas impressões sobre o Maranhão. “O Estado diverso, marcado pela cultura e bastante paisagístico. Fiquei impressionada com os atrativos naturais. Já recomendava e agora estou ainda mais motivada para indicar o Maranhão como destino de férias”.

Oportunidades no Nordeste

Marcus Vinícius Campos também explicou que esta é uma das iniciativas realizadas pelo Governo do Maranhão para atrair turistas para o Estado no período das férias. “De acordo com dados da Sondagem do Consumidor, pesquisa mensal do Ministério do Turismo, mostram que entre as pessoas que desejam viajar nos próximos seis meses, 77,6% o farão dentro do país. Este índice é o mais alto registrado para o mês de setembro nos últimos cinco anos e também representa o terceiro ano consecutivo em que o valor cresce”, comentou o secretário-adjunto.

Segundo ele, neste momento desafiador da economia, o turismo é um dos segmentos que responde mais rápido com geração e emprego e renda para os brasileiros. A pesquisa mostra ainda que entre todas as faixas etárias pesquisadas, o avião continua a ser o meio de transporte preferido dos viajantes brasileiros, escolhido por 51,8% deles. Na sequência aparece o carro (30%) e o ônibus (14%).  A Região Nordeste lidera a intenção de viagem no país, escolhida por 39% dos viajantes. Em segundo lugar aparece o Sudeste (30%), seguido pelo Sul (21%).

O diretor-executivo da Fundação Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI-NE), Roberto Pereira, também falou sobre as oportunidades para os destinos nordestinos. “É crescente o interesse dos brasileiros por viagens para o Brasil, que em sua maioria, busca destinos de Sol & Praia. Investir no turismo intrarregional é um boa estratégia para garantir a movimentação turística, principalmente nos períodos de férias e feriados”, comentou.

Legenda das fotos:

01: Os executivos da Diretoria Comercial da Gol Linhas Aéreas, Diego Diegues e Marcos Soares Junior; o diretor-executivo da CTI-NE, Roberto Pereira; o secretário-adjunto de Relações com o Mercado da Secretaria de Turismo do Maranhão, Marcus Vinícius Campos; a gerente de Marketing da Secretaria de Turismo e Lazer de Recife, Maria Cláudia de Paula; o secretário executivo de Turismo e Lazer de Recife, Gilberto Pimentel.

02: O secretário-adjunto de Relações com o Mercado da Secretaria de Turismo do Maranhão, Marcus Vinícius Campos, durante apresentação sobre o Estado.

03: Mais de 40 profissionais, entre eles operadores de turismo e agentes de viagens de Pernambuco, participaram do evento de capacitação realizado Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Turismo do Maranhão (Setur)

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