sexta-feira, 23 de outubro de 2015


Uma sala climatizada da Unidade Integrada Benedito Rebelo dos Reis, ficou lotado nesta quinta-feira (22), na cidade de Barreirinhas, portão de entrada para os Lençóis Maranhenses. O grupo formado por profissionais de meios de hospedagem, restaurantes, guias, condutores de veículos traçados e comunidade em geral participaram da aula inaugural dos cursos de inglês e espanhol básicos, oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), ofertados pelo governo do Estado, com apoio da Prefeitura de Barreirinhas e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

A secretária-adjunta de Relações Institucionais da Secretaria de Turismo do Maranhão, Glória Pinto, participou da aula inaugural e reforçou o compromisso do governo estadual em incentivar que todos os envolvidos na atividade turística da cidade lutem por mais conhecimento e incrementem o atendimento ao turista que visita o Maranhão. “Os cursos são destinados para os profissionais ligados ao turismo. São guias, agentes de viagens, recepcionistas, condutores, camareiras e muitos outros que participam ativamente do contato com os turistas que visitam nosso estado. Com isso, teremos a garantia, em médio prazo, da qualificação dos agentes do setor, que ao final do curso, passam a oferecer atendimento bilíngue, o que reflete diretamente na prestação de serviço”, explica.

Durante a aula inaugural, foram anunciados, pelo professor do Senac, instituição responsável pela facilitação do conteúdo, Rauricio Barbosa, a metodologia, carga horária e conteúdo programático do curso que tem duração de 160 horas e equivale a quatro níveis de um curso de línguas regular.  “Nosso material didático segue as mesmas normas e medidas de materiais utilizados pelas melhores escolas de línguas do mundo. O aluno do Pronatec também recebe as noções e aulas práticas e teóricas voltadas para o atendimento ao turista”.

Para o condutor de veículo traçado, Rafael Gomes, participar dos cursos é uma oportunidade de crescimento profissional. “Nós recebemos pessoas de todos os países em Barreirinhas. Os lençóis maranhenses são extremamente atraentes para pessoas de vários idiomas e com o curso, poderemos entender as necessidades que não ficavam claras por conta que a língua”.

“Sair do trabalho e acompanhar as aulas acaba sendo cansativo, mas nós sentimos que não podemos perder as oportunidades oferecidas pelo Pronatec”, completou o condutor.

Além dos cursos de inglês e espanhol oferecidos em Barreirinhas, os cursos de recepcionista e camareira em Meios de Hospedagem e recepcionista de eventos também serão oferecidos na cidade de Santo Amaro do Maranhão, que inicia turmas já no próximo dia 4.

Ainda segundo a Secretária-adjunta do turismo, Glória Pinto, o início das turmas marca uma período de aprendizagem e incentivo para novas práticas. “Nós sabemos que trabalhar com turismo é trabalhar com amor e por isso pedimos que os alunos se dediquem ao máximo a todas as aulas”.

0 comentários:

Postar um comentário