terça-feira, 6 de outubro de 2015
Com o objetivo de conferir um caráter cada vez mais democrático e transparente aos processos realizados pela Secretaria de Estado de Cultura (Secma), o governo do Maranhão, por meio dos gestores da pasta se reuniram, na última segunda-feira (5), com dezenas de representantes da classe cinematográfica maranhense. Estavam presentes o secretário de Estado de Cultura, Felipe Camarão, e a secretária adjunta de Economia Criativa, Vanessa Leite.

O encontro, realizado no auditório da Biblioteca Pública Benedito Leite, no Centro de São Luís, teve como objetivo discutir a reformulação do Edital de Seleção de Projetos Audiovisuais do Maranhão, realizado pela Secma em parceria com a Agência Nacional de Cinema (Ancine).

“A intenção do governo Flávio Dino é realizar cada um dos processos da forma mais democrática e transparente possível. O diálogo com todas as classes artísticas do Maranhão estará aberto e será sempre direto”, declarou o secretário Felipe Camarão.

O Edital de Seleção de Projetos Audiovisuais do Maranhão já havia sido lançado no primeiro semestre deste ano e prorrogado por duas vezes, mas possuía algumas falhas jurídicas. Assim sendo, a secretaria optou por anulá-lo e formular um novo edital, que está sendo construído em parceria com a sociedade civil.

“Esse é o primeiro edital com esse perfil realizado pela Secma. Ele possuía algumas falhas técnicas, então optamos por anulá-lo e construir um novo com a colaboração dos principais interessados no edital que é a classe cinematográfica maranhense”, explicou Daniel Carvalho, assessor da Secretaria de Estado de Gestão e Previdência em colaboração formal com a Secretaria de Estado de Cultura.

A postura democrática assumida pelo governo Flávio Dino vem agradando a classe artística do Maranhão. “Este é um momento histórico, muito importante. Nunca tinha visto esta disponibilidade tão grande do poder público para sentar e nos ouvir. É muito democrático”, opinou o cineasta Cícero Filho.

Após ouvir as contribuições da classe cinematográfica maranhense, a Secma está reformulando o Edital de Seleção de Projetos Audiovisuais do Maranhão. A expectativa é que, reformulado, ele alcance uma vasta participação de cineastas e produtores de cinema do Maranhão.

0 comentários:

Postar um comentário