quinta-feira, 29 de outubro de 2015
Empresários e agentes de viagem de São Luis e da Chapada das Mesas participaram nesta quarta-feira (28), do lançamento do roteiro especial de 3 dias e 2 noites exclusivamente da capital maranhense para as belezas e cachoeiras da Chapada.

A ação foi capitaneada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Turismo do Maranhão e faz parte das ações que vem sendo desenvolvidas para incentivar o maranhense a viajar dentro de seu próprio estado.  

“A capacitação de agentes é uma ferramenta extremamente importante para a divulgação de destinos turísticos e, sobretudo, para que os produtos e serviços turísticos de todo o Maranhão sejam mais conhecidos pelos agentes de viagens do Estado. Conteúdo e informação são essenciais para a experiência dos turistas em qualquer lugar do mundo, e a parceria com empresários de todas as regiões completam o formato ideal para atingir nosso público”, explicou a secretária de Estado do Turismo, Delma Andrade.

A Chapada das Mesas é um dos destinos mais procurados pelos turistas que buscam viagens de lazer com o intuito de ecoturismo & Aventura no Maranhão. O treinamento para os agentes inicia, de forma direcionada, o diálogo entre os agentes da capital e dos municípios que compõem o polo Chapada das Mesas, sanando dúvidas sobre os roteiros e desmitificando a ideia de que o turismo da Chapada tem custo alto.

Para o secretário Municipal de Turismo de Carolina, Antonio Lucena, a parceria entre o Governo do estado, por meio da Secretaria de Turismo, das Prefeituras e dos empresários do setor, é uma coisa que nunca foi vista, mas que promete render bons frutos para o turismo Maranhense. “O turismo se faz com o empresariado e com o poder público juntos. Foram mais de 40 empresários e agentes querendo conhecer mais sobre a Chapada. Saímos daqui com a certeza que as alianças entre os empresários dos dois polos ficam mais que fortalecidas”.

O roteiro especial de 3 dias e 2 noites, específico para o público de São Luis, envolve saídas de via rodoviária ou aérea para grupos formados por 24 pessoas interessadas em passar um fim de semana ou feriado desbravando o que há de melhor nos destinos da Chapada.

O empresário carolinense, Vilmar Lieber, afirmou que a ação é um meio de diminuir a distância entre as duas cidades. “O público de São Luis ainda é minoria entre os visitantes da Chapada. Nós recebemos muito mais visitantes de Belém e de outros estados vizinhos do que os próprios maranhenses, porque foi criado entre os ludovicenses uma imagem que é caro viajar para conhecer os atrativos do sul do Estado. Hoje nós tivemos a oportunidade de derrubar essa barreira. A nossa proposta, com o novo roteiro, é amenizar os custos e atingir essa parcela de visitantes tão importante para a Chapada”. 

Posicionamento reiterado por Glória Rabelo, agente de viagem e proprietária da AV Turismo. “Essa oportunidade esclareceu para os agentes de viagem como vender Carolina. Nunca tivemos a oportunidade de entender o custo benefício destes passeios. Caro é aquilo que você paga, mas nãofica satisfeito com o que recebe, mas é praticamente impossível um turista, maranhense ou não, voltar insatisfeito depois de conhecer toda a magnitude da Chapada das mesas. Ainda mais com os preços oferecidos para o novo roteiro”. O evento contou com a parceria do Hotel Veleiros da Ponta d’Areia.

Promoção do destino

Apoiar a comercialização do Maranhão tem sido um dos principais focos do segmento turístico do estado neste ano. Nesse sentido, a Setur realiza, desde o início do ano, diversas capacitações destinadas à agentes de viagens, para transmitir informações que potencializem as vendas de pacotes para o destino.

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