segunda-feira, 5 de outubro de 2015
No trabalho de incentivo, desenvolvimento e consolidação do Turismo, nada é realizado de maneira isolada. A participação do trade turístico, por meio de uma rede, é essencial para que o setor se torne viável economicamente e socialmente. Por isso, que a cada dois meses, a Secretaria de Turismo do Município trabalha o Café com o Trade, um momento onde as estratégias desenvolvidos pela Secretaria são apresentadas ao grupo e também os resultados de algumas ações.
Em 2014, o turismo movimentou só no Brasil R$ 492 bilhões, contribuindo com 9,6% do Produto Interno Bruto (PIB). Foi o setor que obteve investimentos recorde de R$ 59,6 bilhões, de acordo com o último relatório divulgado pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC). Para se ter uma ideia, o turismo movimenta aproximadamente 52 segmentos da economia.

Conheça um pouco mais das ações a serem abordadas:

1.      Rodadas de Negócios (Belém no PA e Fortaleza no CE)
Na tentativa de driblar a crise e incentivar os negócios turísticos, o Maranhão e Pará fecharam algumas parcerias. A Rodada de Negócios foi planejada para reunir cerca de 70 empresários entre agências de viagens, operadoras e profissionais da imprensa de Belém.  

2.      Central de Informação Turística
 
A informação é um dos componentes principais dos produtos turísticos. Impacta no processo de decisão do destino; na programação in loco da cidade visitada e na impressão do visitante sobre o lugar. A requalificação da Central de Informações Turísticas da Setur, instalada em local estratégico, o centro histórico de São Luís, foi organizada para receber bem o turista. Na reestruturação do CIT foram observados pontos relevantes para alcançar as premissas da hospitalidade no destino turístico; a infraestrutura adequada como local amplo, acessibilidade a portadores de necessidades especiais, banheiros; material disponibilizado ao turista que dever ser interessante e objetivo como mapas de bolsos, folders contendo informações sobre restaurantes, centros artesanais, cultura e história do lugar e recursos humanos qualificados. Localizada no centro histórico de São Luís, a Central de Informação da Setur vai ofertar serviços prestados por profissionais qualificados que buscam, organizam, interpretam e difundem informações.
 
3.      Participação em Feiras como a Fecoimp e e ABAV
 
            Os negócios turísticos estão em pleno desenvolvimento e de maneira planejada podem garantir geração de renda e emprego durante o ano todo. A participação em eventos como as feiras divulgando o potencial turístico de São Luís integram o plano de negócios da Setur. Recentemente a Setur participou tanto da Feita da Indústria e Comércio de Imperatriz e da maior feira do setor de viagens e turismo da América Latina e do Hemisfério Sul, a 43ª ABAV 2015 (Associação Brasileira dos Agentes de Viagens).  A Setur divulgou a capital maranhense em um cenário que reúne cerca  de 3,5 mil  marcas expositoras de 60 países.
 
4.      Viagens Internacionais
 
            A Setur esteve presente em 2015 em três países para divukgar o potencial turístico; Colômbia, Peru e França, esse mês estará na Argentina. As viagens são resultados de convênio firmado entre a Prefeitura de São Luís e o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) com objetivo de  promover cidades brasileiras com grandes potenciais turísticos no mercado internacional. São Luís é um dos 65 Destinos Indutores do Turismo do Brasil é parte integrante da Associação dos Secretários e Dirigentes dos Destinos Indutores do Turismo (Anseditur), estando incluída nas ações de desenvolvimento diferenciadas para alcançar a competitividade internacional. Nessas capitais reúne agentes, operadores e profissionais para por meio de atrações culturais, mostra gastronômica e um workshop sobre São Luís apresenta todo o potencial ludovicense.

0 comentários:

Postar um comentário