sexta-feira, 13 de novembro de 2015
Está previsto para acontecer, em Cururupu, nos dias 21 e 22 de novembro deste ano, o VII Encontro de Carros de Boi, quando são reunidas na sede do município, cerca de 20 comunidades tradicionais, dentre rurais e urbanas, reconhecidas como remanescentes de quilombo. A partir de suas comunidades de origem, os carreiros, sejam homens ou mulheres, que conduzem os carros partem da Pitombeira e do Sítio do Pascoal, locais específicos e afastados da cidade. Desses locais eles se dirigem para a Igreja de São Benedito, na sede do município.
Acontece um belo desfile pela cidade, e a comunidade inteira participa do evento. O desfile dos carros de boi é visto pelas pessoas, que saem de suas casas para apreciá-los, sejam crianças, jovens e idosos que, emocionados, demonstram em lágrimas essa emoção, levados pelas lembranças de outros tempos.
Na chegada à Praça de São Benedito, o espaço já está repleto de pessoas esperando pelo momento no qual esses trabalhadores são exaltados, um de cada vez, chamados pelos seus nomes. Então, juntos com seus instrumentos de trabalho, os carreiros desfilam em meio a aplausos emocionados de seus conterrâneos. Desde a primeira edição do evento que o Instituto Negro Cosme e a Comunidade de Rio de Pedras organizam o desfile, assim como o grupo de Cavaleiros, Bloco Afro GCNC, Omnirá, vários grupos de tambores de crioula, todos locais, dentre outros.
Há muitos anos que os antigos caminhos dos carros de boi, percorridos na terra batida foram desaparecendo em todo o país. O asfalto foi tomando conta das antigas trilhas, mas as rotas permaneceram. Em Minas Gerais existem dezenas de encontros de carros de Boi, com festejos realizados em inúmeros municípios. No Maranhão, apenas Cururupu vem mantendo viva essa singular tradição. Ali, a paisagem cultural na qual os carros de Boi se situam ainda pode ser apreciada, o que pode estimular o turismo.
Os caminhos dos carros de Boi podem revelar banhos de rios, casas de farinha, engenhos, antigas fazendas, matas ainda preservadas, povoados quilombolas rurais que podem constituir um roteiro significativo para passeios turísticos. Esses caminhos podem ser percorridos nos próprios carros de Boi, além de caminhadas, passeios a cavalo ou em charretes, em bicicletas ou motocicletas. Trata-se de um filão a ser explorado pela Secretaria de Estado de Turismo, que precisa fazer o dever de casa.
PROGRAMAÇÃO
17 a 24/11/2015
• Atendimentos Viva Cidadão (emissão de documentos – RG, CPF e Carteira de Trabalho (a confirmar - gratuidade);
• Realização do projeto Cine Juventude – exibição de vídeos e debates sobre vários eixos temáticos.
Comunidades Participantes: Rio de Pedras, Fortaleza, Rumo, Soledade, Areia Branca, Bem disse, Riachuelo, Acre, Entre Rios, Rumo de Santa Maria, Aliança, São José, Santa Maria, Itaqui, Madragoa, Ceará, Outeiro, Nazaré, Campo Novo, Santa Rosa, Cedro, Nazaré, Mato Grosso, Alto Bonito, Rama Santa, Ipiranga, Brasília.
21/11/2014
18:30 hs – Abertura do VII Encontro de Carros de Boi com a Missa Afro;
20:00 hs – Início das apresentações culturais: Tambor de Crioula Três Corações; Tambor de Crioula de Gregório; Tambor de Crioula de Maceió; Tambor de Crioula da Soledade; Tambor de Crioula Mocó; Bumba boi da Areia Branca; Bumba boi da Soledade; Bumba boi de Rama Santa.
22/11/2014
6:00 hs – Café da Manhã – Areia Branca e Pitombeira:
7:00 hs – Saída do desfile dos dois locais;
9:00 hs – Concentração em frente Igreja de São Benedito;
Entrega dos Certificados e homenagem aos carreiros.
Maiores informações: Edílsonn Sá Coordenação Instituto Negro Cosme – 9880451415. Email - institutonegrocosme@hotmail.com
(Foto:internet/Pousada Travéscia)
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
Parabéns pelo artigo. Atualmente existem festas de carros de boi em dezenas de cidades. Acesse www.carrosdeboi.com.br e fique por dentro das principais festividades dessa cultura singular e apaixonante.
ResponderExcluirRogério Corrêa
www.carrosdeboi.com.br