terça-feira, 24 de novembro de 2015
![]() |
| Evento reúne estudantes da rede estadual, municipal e federal. |
O espetáculo “Um Morto Muito Vivo”, encenado pelos alunos do Centro de Artes Cênicas do Maranhão (Cacem), abriu a 19ª edição do Festival Maranhense de Teatro Estudantil (Femate), realizada na noite de segunda-feira (23), no Teatro João do Vale. O evento é organizado pelo Cacem e promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secma).
Em seu discurso de abertura, o secretário de Estado de Cultura, Felipe Camarão, anunciou melhorias para fortalecer e valorizar ainda mais as casas de cultura. “O Governo do estado está desenvolvendo várias ações em prol do Cacem e uma delas é ampliar seu campo de atuação para outros segmentos artísticos como a dança e o circo”, informou.
Da platéia, Allynne Letícia, aluna do ensino médio do Colégio Militar, estava particularmente feliz. Há dois anos ela faz parte de um grupo de teatro formado por iniciativa dos próprios colegas. “Meu sonho é ser atriz, é passar para as pessoas o meu trabalho. A coisa que mais gosto é ver o sorriso do público”, disse.
Assim como Allynne Letícia, muitos outros estudantes, artistas, professores e diretores de escola estavam presentes na abertura do Femate, que é uma mostra competitiva que incentiva o teatro na escola, a formação de atores e reúne apreciadores da cultura.
Para o diretor do Cacem, Josimael Caldas, o despertar do talento acontece em sala de aula. “É construído numa interação interdisciplinar, onde professores e alunos podem construir melhor o conhecimento”, disse.
Os espetáculos da 19ª edição do Femate serão apresentados até a sexta-feira (27) em São Luís, no palco do Teatro João do Vale, em sessões pela manhã e a tarde, com entrada franca.
Interiorização
Este ano, a novidade é que o Festival será realizado também na cidade de São José de Ribamar, uma inovação que inicia um processo de descentralização e interiorização do evento, dando oportunidade de participação a mais escolas e revelação de mais talentos. Em São José de Ribamar, o Festival ocorrerá no dia 2 de dezembro, no Liceu Ribamarense, nos turnos da manhã e tarde.
“No dia 2 de dezembro estaremos na cidade de São José de Ribamar levando oito espetáculos como parte da mostra e, para o próximo ano, já há convite para participação do Femate na cidade de Alto Alegre do Pindaré”, comemorou o diretor do Cacem, Josimael Caldas.
O encerramento do Festival será no dia 9 de dezembro, oportunidade em que serão conferidos certificados aos alunos e alunas participantes além de premiação dos melhores trabalhos com o Troféu “Cosme Júnior” e bolsas de estudo para o curso de Formação de Ator/Atriz, do Cacem.
O 19º Femate conta com a participação de 20 escolas, sendo nove escolas da rede pública estadual, seis da rede municipal, uma da rede federal e quatro de escolas particulares. Entre os grupos teatrais encontram-se alunos de escolas de São Luís, Alcântara, Alto Alegre do Pindaré e Imperatriz.
PROGRAMAÇÃO
Quarta-feira (25)
9h
ESCOLA: Instituto Divina Pastora
ESPETÁCULO: Um Raio de Luar
10h10
ESCOLA: UEB Ministro Carlos Madeira
ESPETÁCULO: Os Palhaços! O circo é nosso
14h
ESCOLA: C.E Monica Vale
ESPETÁCULO: Complexo de Shakespeare
15h10
ESCOLA: U. E. B. Maria Rocha
ESPETÁCULO: O Nascimento da Vida
Assinar:
Postar comentários
(Atom)

0 comentários:
Postar um comentário