sexta-feira, 20 de novembro de 2015
‘Mais Cultura e Turismo’, projeto realizado pelo Governo do Maranhão por meio das Secretarias de Estado da Cultura (Secma) e Turismo (Setur) realizam uma programação especial em alusão ao “Dia da Consciência Negra” nesta sexta-feira (20). As apresentações, que acontecerão na Praça Nauro Machado, ficarão por conta do Boi da Maioba, Boi de Santa Fé, Boi de Leonardo, Boi do Maracanã, blocos afros, tambor de crioula, roda de capoeira e feira gastronômica.
A partir das 17h a programação se inicia com uma roda tambor de crioula e capoeira. Logo após, o público terá oportunidade de assistir as apresentações de onze blocos afros que darão um ritmo especial no Centro Histórico de São Luís, e para finalizar com chave de ouro às 20h começam as apresentações de grupos de Bumba-meu-boi.
As casas de matriz africana em São Luís apresentam pela primeira vez ao público a “Feira Gastronômica” (Povos de Terreiro) os pratos das casas de axé, por meio de quitutes que são servidos aos voduns, orixás, inkisses, bonsus em seus rituais. A feira possui o objetivo de quebrar as barreiras do preconceito e do desconhecimento.
“O negro sempre esteve em luta pela aceitação, e nós povo de terreiro também queremos lutar não para que sejamos aceitos, mas respeitados. Por isso, há essa necessidade de divulgarmos a nossa culinária além do terreiro”, diz Pai Mariano d Òsànyìn.
Dentre as barracas, estarão instaladas na tenda ‘E WÁ ADJEUN’ (Venha Comer) os visitantes poderão degustar pratos como: bobó de feijão branco, caruru, vatapá, arroz doce, aberen ,batata doce, macaxeira, manjá entre outros.A degustação das comidas sacras ocorrerá a partir das 17h, na Praça Nauro Machado.
O Dia da Consciência é comemorado todo dia 20 de novembro para incentivar o debate sobre a inserção do negro na sociedade brasileira, além de realizar um regaste histórico das lutas e das resistências enfrentada pelo povo negro. O ‘Mais Cultura e Turismo’ vem privilegiar os artistas maranhenses em suas produções culturais, fazendo assim com que público tenha acesso a maior qualidade musical e cultural do estado.
Casa do Maranhão
Será realizado na Casa do Maranhão nesta sexta-feira (20), a partir das 14h, um seminário sobre “Intolerância Religiosa”, pelo Fórum Estadual de Religiões de Matriz Africana do Maranhão (FERMA). O objetivo é discutir alternativas de combate à discriminação religiosa e estratégias que assegurem o respeito e a valorização da religiosidade de matriz africana no Brasil.
O seminário será voltado a sacerdotes e sacerdotisas da religião afro-brasileira, filhos e filhas de santo, iniciados, simpatizantes, gestores públicos e a comunidade em geral.
As religiões afros-brasileira exercem influência na musicalidade, na dança, artesanato, culinária, medicina popular e religioso do Estado do Maranhão. O fortalecimento desta identidade, do ser, dos modos de fazer tradicionais que pautam o mecanismo de resistência e luta contra a intolerância e a discriminação religiosa.
PROGRAMAÇÃO:
Dia 20de novembro
17h – Tambor de Crioula, Roda de Capoeira, Feira Gastronômica
18h30min – Apresentação de 11 Blocos Afro
20h – Boi da Maioba, Boi de Santa Fé, Boi de Leonardo, Boi do Maracanã
Dia 24 de outubro (Infantil)
(Foto:arquivo /Jornal Cazumbá)
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
0 comentários:
Postar um comentário