domingo, 8 de novembro de 2015
Grupo musical se apresentou na Praça Nauro Machado na última quinta-feira(5)
Esta semana está sendo de intensa programação para os amantes da arte da dança, em São Luís. Oficinas, performances, intervenções e espetáculos fizeram o sucesso da IX Semana Maranhense de Dança que aconteceu de 2 a 8 de novembro, com atividades em vários espaços da cidade, entre teatros, salas de dança, espaços alternativos e praça pública.

“O resultado não poderia ter sido outro: saldo positivo, além das expectativas. Esperávamos uma participação bastante numerosa, a exemplos dos anos anteriores, mas dessa vez foi bem mais do que pensamos que seria, foi uma participação maciça de público, tanto nas oficinas quanto de expectadores nos espetáculos”, comentou Abelardo Teles, membro da Comissão de Dança do evento.

Promovida pelo Governo do Maranhão e realizada pela secretaria de estado da Cultura (Secma), a nona edição da Semana Maranhense de Dança contou com 16 oficinas de vários ritmos/estilo do ballet clássico até o balé aéreo, passando pelo jazz, street, afro, salão, ventre, contemporâneo, moderno, memória, coreografia e brincante, nas opções de iniciante e avançado, nos turnos matutino e vespertino, em Salas do teatro Arthur Azevedo, Casa do Maranhão, Ballet Olinda Saul e Academia Viva Água, ministradas por professores locais e maranhenses radicados em outros estados convidados.

Ao longo da programação, profissionais da dança no Maranhão, conseguiram mobilizar toda a equipe que arregaçou as mangas e realizou mais uma edição de um dos programas sempre aguardados pela classe artística da dança, pela troca de experiências e oportunidade de mostrar o trabalho de muitos grupos, companhias e academias de dança do estado.

No total os números contam uma semana de muito movimento na dança, com apresentação de seis espetáculos, 195 performances, duas intervenções, seis mostras (crianças e terceira idade), seis programações especiais de coreografias com bailarinos de grupos, escolas, companhias e maranhenses convidados de fora do estado e um espetáculo de coreografia afro especial. Os números resultados são elevados, visto ser uma crescente a cada ano.

“O evento ao longo dos últimos anos vem fazendo com que a Semana de Dança seja além de um programa para ganho e troca de experiências e conhecimentos de técnica por parte dos participantes, um evento solidário e que estimule o apoio ao próximo, dessa forma os ingressos foram trocados por 1 quilo de alimento não perecível que serão doados ás casas e entidades que trabalham com pessoas que necessitam de ajuda, como creches, hospitais especiais, asilos, entidades filantrópicas”, observou Mano Braga, da Comissão Organizadora. Os ingressos são trocados nas bilheterias dos teatros, no dia dos espetáculos, a partir das 14h.

Para o último dia de atividade da IX Semana de Dança foi reservada uma programação especial de coreografias de trechos de espetáculos com bailarinos e grupos convidados, em tarde e noite de Gala que serão apresentadas no Teatro Arthur Azevedo, com participação de 22 coreografias.

Espetáculos

A programação começa às 16h no Arthur Azevedo, com a Tarde de Gala 2, com o mesmo elenco que será apresentado na Noite de Gala 2, a partir das 19h.  Dessa programação participam: Coletivo Lona Invisível (Eliézer Queiroz e Thiago Calafate MA/SP); Kamilla Amaral e Jobert Diniz; Suellen Rodrigues e Hiago Castro (MA/RJ); Isadora Franco Danças Árabes; Jorge Luis (MA/RJ); Isabella Sousa e André Silva; Studio Solange Costa; Escola de Dança Adágio (Ana Clara Lisboa e John Lennon Santos); Isys Caldas e Jeferson Renan (MA/SP-PR); Pulsar Cia de Dança (Calina Marques, Tássia Tavares e Fernando Saraiva); Alicia Saul e Alisson Trindade (MA/SP); Cia de Dança de Salão de Açailândia (MA) (Leidiane Silva e Robert Reylly); Cia de Dança Os Sublimes; Núcleo de Artes da Ilha – NAI; Ballet Olinda Saul; Mayckon Fleshbonez (RJ); Escola de Dança Adágio (Kamila Amaral, Nayara Machado e John Lennon Santos); Studio Solange Costa (Suelen Fonseca); Suellen Rodrigues e Hiago Castro (MA/RJ); Leila Soraya (MA/SP); Débora Buhatem e Marcone Fonseca (MA/França/MG); Barbara Rodrigues e Diego Maia (SP).

No palco do Teatro Alcione Nazaré às18h a Companhia Calangos (MA) apresenta a performance “Um deserto no meu coração”, com 10 minutos de duração, tem direção de Yhago Sebas. No mesmo palco, às 18h30 será a vez dos bailarinos e coreógrafos Hélio Martins e Alba Raquel (MA) apresentarem o espetáculo “Fazendo Arte”. Com duração de 40 minutos, tem direção e coreografia de Hélio Martins e música de Marinaldo Marques.

Serviço:

O que: Tarde de Gala 2 (Coreografias com Convidados);

Quando: Domingo (08) às 16h;

Onde: Teatro Arthur Azevedo;

Ingresso: Troca por 1 kg de alimento não perecível a partir das 14h, bilheteria teatro.

O que: Um deserto no meu coração (Companhia Calangos);

Quando: Domingo (08) às 18h;

Onde: Teatro Alcione Nazaré;

Ingresso: Troca por 1 kg de alimento não perecível a partir das 14h, bilheteria teatro.

O que: Fazendo Arte (Hélio Martins e Alba Raquel);

Quando: Domingo (08) às 18h30;

Onde: Teatro Alcione Nazaré;

Ingresso: Troca por 1 kg de alimento não perecível a partir das 14h, bilheteria teatro.

O que: Noite de Gala 2 (Coreografias com Convidados);

Quando: Domingo (08) às 19h;

Onde: Teatro Arthur Azevedo;

Ingresso: Troca por 1 kg de alimento não perecível a partir das 14h, bilheteria teatro.

0 comentários:

Postar um comentário