quinta-feira, 5 de novembro de 2015



O evento acontecerá no próximo dia 12 de novembro na necrópole do Gavião, véspera de sexta-feira 13. Além de músicos da escola de Música Lilah Lisboa, o evento contará com atores que representarão personalidades inumadas naquele espaço cemiterial.

O QUE: passeio musicado e com atores em comemoração aos dez anos de criação do CEMITOUR DO GAVIÃO, iniciativa dos turismólogos Antonio Noberto e Aline Vasconcelos em 2005 objetivando mostrar a riqueza da história que a necrópole abriga.

ONDE: no cemitério do Gavião, bairro Madre Deus, São Luís - MA

QUANDO: dia 12 de novembro de 2015, quinta-feira, às 8h30 da manhã

COMO: Serão destacadas personalidades, arte tumular, histórias e muita informação, tudo acompanhado por músicos que tocarão enquanto o passeio segue. A novidade desta edição é a presença de atores que representarão determinadas personalidades, como Aluísio Azevedo, Joãozinho Trinta, Maria Aragão, dentre outras. Obs.: durante a apresentação pelo ator que representará Joãozinho Trinta será feito uso de materiais como confete e serpentina para relembrar os bons momentos do carnavalesco na Marquês de Sapucaí.

QUEM: o passeio será conduzido pelo guia e turismólogo Antonio Noberto, com o apoio da administradora da necrópole Helena Estrela. Tudo acompanhado pelos músicos João Soeiro, Manoel Mota, ambos da Escola de Música do Maranhão, além Zezé Alves na flauta. O passeio seguirá um circuito previamente estabelecido, com paradas no túmulo de Aluísio Azevedo, Joãozinho Trinta, Jerônimo de Viveiros, família Sarney, Coxinho, Maria Aragão, pastor Estêvão Ângelo de Sousa, Sousândrade, Neto Guterres, Almir Parga Nina, Ribeiro do Amaral, José Ribamar Bogéa, Benedito Leite, José Nascimento Morais, Sousa Reis, família Saulnier de Pierrelevée, Luís Domingues, Saturnino Belo, Padre João Mohana, Bandeira Tribuzzi, dentre outros. Os atores são da Cia Beto Bittencourt. Direção de Joana Bittencourt. 

PORQUE: em agosto de 2005 Noberto e Aline iniciaram o passeio, que foi um sucesso de público e de crítica. Nesse período foram dezenas de passeios realizados com estudantes e visitantes, quase todas as edições foram acompanhados de músicos da Escola de música do estado do Maranhão. O passeio foi concebido para aproximar os maranhenses da sua história e de si mesmos e informando a história de quem fez um estado melhor ao deixar um legado coletivo. Outro ganho reside na valorização da memória, vez que nosso país sofre de uma amnésia quanto a sua própria história.

O PASSEIO AGREGA VALOR AO CEMITÉRIO

Não foi só a história, a cultura e a memória que ganharam com a criação do cemitour do Gavião. O passeio atraiu os olhares para um dos segredos da vida, que é a morte. A quebra do tabu a respeito de um tema espinhoso para a maioria das pessoas trouxe a valorização da necrópole do Gavião, que passou a receber maior atenção e cuidados significativos. Os proprietários de túmulos daquele espaço passaram investir mais na conservação dos jazigos, além de atentar para o pagamento de anuidades e taxas necessárias à manutenção de toda a necrópole. Desde então o espaço recebeu diversas melhorias. A quantidade de mármore revestindo os túmulos aumentou significativamente. A limpeza está sendo outro diferencial. E tudo ainda está apenas no começo. A ideia é que em mais uma década o Gavião seja uma das necrópoles mais visitadas e mais bem cuidadas do Brasil, um museu a céu aberto digno da história dos maranhenses ilustres que fizeram a história do estado e do país durante os séculos. O entorno também só tem a ganhar. Lira, Belira, Madre Deus, Goiabal, etc., também receberão a devida valorização por abrigarem o melhor do ser humano, que é a sua história.

COMO SE INSCREVER NO PASSEIO: para participar do passeio é preciso se inscrever pelo e-mail cemitour@hotmail.com e receber a confirmação.

Dados necessários para inscrição: nome completo, número de celular, e-mail e endereço. 

O valor do passeio é simbólico e custa apenas R$ 10,00 e pode ser pago minutos antes do passeio. 
Existe a possibilidade de acontecerem outros passeios até o fim do ano. Tudo dependerá da demanda. 

0 comentários:

Postar um comentário