terça-feira, 17 de novembro de 2015
![]() |
O ator performático, Uimar Junior, um dos homenageados da noite e o Secretário de Cultura Felipe Camarão |
Após sete dias de uma intensa programação artística, foi encerrada no último domingo a X Semana de Teatro no Maranhão. O evento, que já entrou para o calendário cultural do estado, é uma realização do Governo do Maranhão por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma) e contou com a participação de membros da sociedade civil na comissão organizadora e artística.
Nesta edição, além dos 21 espetáculos encenados por atores e atrizes do Maranhão e de outros estados brasileiros, a programação da Semana contou com três intervenções teatrais, dois experimentos acadêmicos, uma performance, uma leitura dramática, quatro rodas de conversa e oito oficinas formativas, ministradas por professores convidados do Rio de Janeiro, São Paulo, Natal e São Luís.
Presente na cerimônia de encerramento, o secretário de Estado da Cultura, Felipe Camarão, parabenizou os artistas envolvidos pela qualidade das apresentações durante a semana. “Todos estão de parabéns pelo nível do trabalho apresentado, tanto na organização quanto nos espetáculos. E que venha a 11ª, 12ª, 13ª, enfim, que a Semana de Teatro no Maranhão nunca acabe”, declarou.
As atividades da semana foram desenvolvidas no Teatro Arthur Azevedo, no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, no Casarão Angellus Novus, no Auditório do curso de História UEMA (Praia Grande), na Casa do Maranhão, no Espaço Guest House, na sede da Pequena Companhia de Teatro e, como inovação, na Praça Nauro Machado.
“É isso o que queremos, que as atividades teatrais do Maranhão extrapolem o período da Semana de Teatro. Que ao longo do ano inteiro possamos encontrar espetáculos nos nossos teatros, nas nossas casa de cultura, nas praças, nas ruas”, frisou Dayana Roberta, que é atriz e membro da comissão organizadora do evento.
A X Semana de Teatro no Maranhão homenageou 12 atores e atrizes: Urias de Oliveira, Uimar Junior, Júlio César da Hora, Gilson César, Argentino Paixão, Sandra Cordeiro, Mundinha Freitas, Lúcia Gato, Jô Santos, Josué da Luz, Launde Aires e professor Vandeck.
A homenagem foi feita em reconhecimento da classe artística maranhense pelo trabalho realizado por esses atores e atrizes ao teatro e à cultura maranhense ao longo de muitos anos. “Fico muita honrada em receber esta homenagem neste palco. São anos de dedicação. Estar aqui é indescritível”, declarou Jô Santos.
(Foto: divulgação/Grupo de turismo participativo)
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
0 comentários:
Postar um comentário