quinta-feira, 24 de dezembro de 2015


O que leva os moradores de nossas cidades a cometerem atos de vandalismo e depredação de patrimônio público? De luminárias, vidrais de igrejas, escolas a orelhões, lixeiras, ponto de ônibus e até coisas inimagináveis, como cabeça de frade (coluna de cimento que se assemelha a cabeça de frade e lembra também o órgão genital masculino), foram danificados.

É impressionante a maneira como uma pequena parte da população de São Luís tem feito para destruir o trabalho e vocação da cidade para o turismo. São uns abestados, idiotas, sem noção do que a cidade representa tanto para quem nela mora, como para quem a visita. 

A brutalidade humana é algo absurdo, que deixa perplexo até mesmo o mais embrutecido dos indivíduos da ilha. Ontem à noite, já quase madrugada, um idiota, sem noção, que segundo informações, o desocupado, forçou com uma caminhonete, o cabo de aço, que fora colocado, com cadeados, justamente para impedir a entrada de veículos naquela artéria, que é tombada e quebrou o pilar, ou seja, destruíram a “caceta de cimento’. É ou não é um idiota, uma pessoa dessa?

Existe uma ação do MPF proibindo entrada de carros na Praia Grande, mas a brutalidade é algo difícil de entender. Por mais que se tenha placas, que se saiba que é proibido entrar nessa área, tamanho o grau de sensibilidade da Praia Grande, tem uns insensíveis que querem e continuam a entrar ou a quebrar para entrar.

Exemplo estarrecedor é a própria Policia Civil, que já fora flagrada subindo a calçada para entrar no Centro Histórico. Ontem mesmo uma viatura com alguns policiais, que precisavam ir para a Defensoria Pública, que fica a uns 100 metros de onde foi colocado um balizador, esse “senhores”, desceram e tiraram o balizador, que tinha sido colocado há pouco tempo e ainda estava mole e entraram com a viatura. é ou não é uma cidade de muro baixo? Os caras, só porque são da Polícia, se acham no direito de destruir um patrimônio que é da humanidade. São ou não são uns sem noção?

Agora, umas perguntas se fazem necessário. Onde está a guarnição da Polícia Militar que cobre a área? Os quadrículos, motocicletas e até a Polícia montada que existe para cobrir a área do Centro Histórico, que não vê nada? E as câmeras de monitoramento para que servem? Será que é só para enfeite? Com a palavra o Comandante da Polícia Militar, Delegado Geral, Guarda Municipal e Subprefeitura do Centro Histórico de São Luís.

________________________
Cabeça de frade. São monumentos de mais ou menos um metro de altura, de cor amarela, espalhados pelas ruas do Centro Histórico de São Luís. Seu formato também se assemelha a um pênis e servia para homenagear cada filho homem de famílias ricas, em tempos passados. Contam que as mulheres grávidas abraçavam estes monumentos para pedir filhos varões.
Olhe a foto: lembra uma cabeça de frade mas também um imenso pênis.

2 comentários: