terça-feira, 31 de maio de 2016
Um grupo de cinco pessoas formado por operadores de turismo e jornalistas franceses estão em São Luís para conhecer os atrativos naturais, culturais e a gastronomia da capital maranhense. A ação faz parte de um convênio assinado entre a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur) e o Governo Federal, via Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e tem como objetivo a divulgação na França, Peru, Colômbia e Argentina do roteiro integrado formado por São Luís, Alcântara e Barreirinhas

Esta é a segunda etapa da ação promocional. A primeira foi em 2015, quando uma equipe da Setur, liderada pela secretária Socorro Araújo, esteve nesses quatro países apresentando as belezas e atrativos do Maranhão. De acordo com a secretária, a ideia é incentivar a vinda de estrangeiros para a capital bem como para outras cidades do Maranhão.

"Essa é uma oportunidade para divulgarmos nossos atrativos, a rica culinária, nossas praias e patrimônio arquitetônico. Recebemos primeiramente os franceses, mas a ideia é fortalecer o turismo, com o olhar que eles terão sobre a região, que reúne várias atividades turísticas. Com esta atividade seguimos a determinação do prefeito Edivaldo em promover ações que coloquem em evidência o roteiro São Luís para a apreciação dos estrangeiros, o que pode significar melhorias econômicas para as cidades", disse Socorro Araújo

O projeto, criado pela Setur, surgiu para pensar pensar a divulgação tanto de São Luís, Alcântara e Barreirinhas em um único roteiro. "É uma satisfação ver esse projeto acontecer. Tenho certeza que esse é um roteiro com belos e diversificados atrativos. Nesta semana recebemos, primeiramente, os franceses e entendemos que esse é mais um passo dado em busca do estreitamento de laços com a França e os outros países", destacou Socorro.

ROTEIRO

A visita teve início nesta segunda-feira (30), quando os visitantes franceses conheceram a gastronomia da capital maranhense, seguido por um passeio pelas praias da capital, ocasião em que puderam se aventurar na prática do kitesurf. "Gostei muito da proposta de ir de 'A a Z', ou seja, vamos ao mercado, escolhemos o caranguejo e depois temos todas as etapas, do preparo ao comer. Achei exótico e original descobrir a gastronomia por meio de um tour. Vale a pena fazer, pois a cozinha maranhense é completamente diferente do que temos na França", destacou Pauline Breteche, da operadora Nomade.

A programação, que se estende até sábado (04), inclui ainda passeio pelo Centro Histórico de São Luís, apresentações de manifestações culturais e visitas a Alcântara e Barreirinhas. O encerramento será com uma rodada de negócios entre franceses e empresários locais convidados pela Setur. O objetivo é a comercialização do destino. Depois dos franceses, nos meses de junho e julho, será a vez de operadores e jornalistas do Peru, Colômbia e Argentina conhecerem e se encantarem com as belezas do Maranhão.

0 comentários:

Postar um comentário