segunda-feira, 2 de maio de 2016
A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), realiza, de 18 a 21 de maio, em três turnos, a Pesquisa de Demanda Turística de Baixa Estação, nos principais portões de entrada da cidade. A ação segue a orientação do prefeito Edivaldo para implementar ações, proporcionando melhoria no atendimento e políticas públicas para o setor.

"Essas informações servem como base para identificar o perfil do turista e o motivo da escolha por São Luís como destino turístico, assim como suas motivações e grau de satisfação", explica a secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo.

Realizada nos terminais rodoviário, hidroviário, ferroviário e Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, a pesquisa acontece por meio de entrevistas, com questionários específicos, que visam identificar as características do visitante, tais como estado ou país de origem, sexo, idade, escolaridade, ocupação, renda, tempo de permanência, gasto médio, localidades visitadas, meio de hospedagem, intenção de retorno, dentre outros.

O calendário das pesquisas segue a orientação do Ministério do Turismo, onde as avaliações devem ser feitas nos períodos de alta e baixa estação. A pesquisa também avalia os equipamentos turísticos, serviços, infraestrutura, atendimento e qualidade dos serviços encontrados na capital maranhense.

Segundo Socorro Araújo, as pesquisas são ferramentas importantes para o planejamento das ações da Setur. "Com os dados da pesquisa geramos indicadores que apresenta quem visita São Luís, o que este turista mais gostou, onde realizou suas refeições e qual a impressão que leva da cidade", disse.

ALTA ESTAÇÃO

No início do ano, a Setur realizou uma pesquisa na alta estação. Cerca de 99% dos turistas participantes da pesquisa revelaram predisposição a retornar à São Luís. Os dados coletados, também, são utilizados para subsidiar as atividades da Setur. Por meio deles são planejados os treinamentos, projetos e ações com base nas informações precisas, repassadas pela Pesquisa de Demanda Turística.

0 comentários:

Postar um comentário