sábado, 11 de junho de 2016
Fruto de parceria institucional com a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), a Biblioteca Ignácio Rangel, do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), recebeu 22 novos títulos de pesquisadores da Universidade. Ao todo são 73 exemplares editados pela Editora da Uema. As obras estão relacionadas aos campos de pesquisa nas áreas de educação, espaço urbano, políticas públicas, estudos ambientais, dentre outros.
A parceria entre Imesc e a Uema fortalece a divulgação e a formulação de políticas públicas no Estado, ampliando o acesso às pesquisas locais e aprimorando a qualidade na formulação de projetos de desenvolvimento do Maranhão. “Já colaboramos com o acervo da Biblioteca da Uema, oferecendo obras produzidas pelo corpo técnico do nosso Instituto. Desta vez a universidade colabora conosco ao oferecer um conjunto de obras que reúne à pesquisa acadêmica da comunidade científica do Maranhão, ajudando a diversificar nosso acervo," disse a diretora de Comunicação e Disseminação de Dados do Imesc, Lígia Teixeira.
O Imesc tem realizado parcerias com outras instituições de pesquisa e universidades na troca de publicações. Como a própria Uema que, em outra oportunidade, recebeu periódicos, pesquisas estatísticas, entre outras publicações do Imesc, e a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), que colaborou com a doação de 31 novos exemplares em 2015.
Outro parceiro importante é o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema). Ao todo foram doados ao Iema 180 exemplares de diversas publicações do Instituto, como as Enciclopédias dos Municípios Maranhenses, Cadernos Imesc, Maranhão em Dados, Situação Ambiental, dentre outros títulos.
A Biblioteca do Imesc está passando por uma reestruturação para oferecer mais conforto aos usuários. “Vamos ampliar nosso acervo, que já é composto por obras fruto de pesquisas do instituto e de temas relacionados à realidade do Estado. Estamos trabalhando para digitalizar o acervo e, em breve, disponibilizaremos a biblioteca digital no nosso site institucional,” salientou Lígia Teixeira.
Exemplares doados pela Uema
A formação do professor de educação infantil no contexto das políticas educacionais: uma análise na perspectiva histórico-cultural.
Língua Portuguesa no Maranhão do Século XIX sob o enfoque historiográfico.
Riscos e Políticas Públicas do Habitat nos Manguezais em São Luís do Maranhão.
“E porque muitos juraram para trair...”
Recursos Hídricos e Desenvolvimento Regional – Experiências Maranhenses.
Dança de negro, bailado maranhense, sotaque da gente: um estudo sobre as novas configurações do Bumba meu boi e do Tambor de Crioula.
Eu era a única professora negra na escola de inglês – Histórias de vida de professoras negras de Imperatriz – MA.
Fertilidade do solo – Características e Interpretações Técnicas.
A Cidade e a Memória: as Representações Artísticas Formando a Identidade Ludovicense.
História e Ficção: a representação do negro escravizado e liberto no Maranhão do século XIX, na obra Os Tambores de São Luís, de Josué Montello.
As palavras sob um viés cultural: o léxico dos pescadores da Raposa, Maranhão.
Os Elementos Animados do Bumba meu boi do Maranhão.
Enade - Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – a gestão acadêmica usa seus resultados?
Nas fronteiras da normalidade – Do cotidiano das ruas à criação da Colônia de Psicopatas Nina Rodrigues.
Mulher e República no Maranhão.
Ensino de Geografia, diversidade, cidadania: aprendizagens em construção.
Química Ambiental – Uma abordagem introdutória e generalista.
Sexualidade e Cor: dinâmicas da prostituição feminina nas áreas centrais da cidade de São Luís, Maranhão.
Literatura e Memória entre os labirintos da cidade: representações na poética de Ferreira Gullar e H. Dobal.
A institucionalização dos grupos escolares no Maranhão (1903-1920).
O reinado de momo na terra dos Tupinambás.
Ascensão e crise da economia açucareira no Maranhão: 1850 – 1910.
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
0 comentários:
Postar um comentário