terça-feira, 7 de junho de 2016

 
 
Na manhã do dia 05 de junho, a Área de Proteção Ambiental do Itapiracó ficou lotada de pessoas em busca de uma vasta programação em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A ação realizada pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), objetivou levar os presentes à reflexão em relação à preservação do meio ambiente. 

Cerca de 700 pessoas, entre crianças, adolescentes, jovens e idosos, foram beneficiadas por serviços médicos, palestras sobre a Saúde da Mulher e Lei Maria da Penha, atividades físicas e de educação ambiental. Além disso, a programação, também, constou de caminhada ecológica e conscientização para a colaboração no combate ao mosquito transmissor da dengue, Zika e Chikungunya. 

O Governador do Maranhão, Flávio Dino, compareceu ao evento e após cortar a fita simbólica inaugurando a trilha da APA do Itapiracó, batizada de Nascimento de Moraes em homenagem ao ecologista maranhense já falecido, participou de caminhada pelo local. “Estamos investindo nas unidades de conservação e aqui no Itapiracó temos obras importantes que servem à comunidade e como proteção da área. Assim como em outras áreas como a do Rangedor. Neste dia tão importante destaco a união das gestões das instituições sociais, da comunidade, das nossas forças de segurança convergindo pelas ações de proteção ao meio ambiente. Estamos realizando ações que se deem de modo pleno, com desenvolvimento e respeito ao ambiente”, disse.

Para o Secretário Marcelo Coelho a ideia foi realmente levar os presentes à reflexão. "O que nós temos feito para ajudar o meio ambiente? Como está o nosso consumo de energia e de água? O que temos feito em relação a isso? O momento levou a pensar e rever os conceitos relacionados àquilo que é tão frágil, que não grita e não chora, que precisa ser visto, precisa que tenhamos atitude de olhar e querer preservar. Na SEMA temos trabalhado diuturnamente em prol do meio ambiente", disse o Secretário.

A população aprovou a iniciativa. "Adorei. Tem que ser algo com frequência. Essas atividades deixam o ambiente mais vivo e a comunidade do entorno é bem ativa na participação dessas ações, porque enriquecem ainda mais o local e aumenta o número de frequentadores", comentou Ruth Mairy, que sempre vai ao Itapiracó fazer piquenique com a sua filha de 5 anos. 

Opinião compartilhada por Marco Lima. "Foi muito positivo, uma vez que saiu-se do discurso para a prática. Na luta pela preservação do meio ambiente o importante é a atitude. E a interação com a comunidade, também, foi muito válida, porque a mudança de atitude vem da comunidade", destacou ele.

A CEMAR aproveitou a ocasião para colher material reciclado, divulgando, assim, o projeto EcoCemar, que consiste na troca de resíduos recicláveis por bônus na fatura de energia elétrica.

Houve, também, uma mostra acadêmico-científica “A UEMA vai ao Itapiracó”, na qual foram expostos materiais didático-pedagógicos, cartilhas, jogos e a coleção biológica do Projeto Praias, como frutos dos trabalhos realizados pelo Laboratório de Biologia Vegetal e Marinha, da UEMA.

Além disso, foi lançada a cartilha "Fauna Silvestre: diversidade e proteção”, que apresenta de maneira didática e ilustrada a fauna dos ecossistemas maranhenses, destacando as espécies ameaçadas de extinção.  O objetivo da cartilha é sensibilizar as pessoas para a importância da conservação dos recursos faunísticos, além de ser um veículo multiplicador de conhecimento, despertando a preocupação com as questões ambientais. A cartilha foi produzida pelo grupo de estudos da professora Lígia Almeida Pereira, coordenadora do Laboratório de Morfofisiologia Animal (LABMORFIA/UEMA), em parceria com a SEMA.

As crianças, também, tiveram atividades exclusivas para elas. A Embrapa ofereceu um espaço com palestras, teatro, brincadeiras e várias atividades lúdicas voltadas para o tema 'Eca, que lixo bom!'. A ideia foi mostrar a importância da preservação do meio ambiente e a disseminação da cultura sustentável agregada a hábitos e valores saudáveis. 

A criançada também se divertiu com a contação de histórias de autores maranhenses. Esse foi o projeto "Narrando, Encantando e Conhecendo Escritores Maranhenses", realizado por alunos de Pedagogia da UEMA, que objetiva difundir a literatura maranhense para as crianças, além de incentivar e despertar a leitura. Marco Antônio Santos, de 07 anos, prestou bastante atenção nas histórias. "Eu gosto muito de ler. Aprendo muito com as historinhas. Quero mais", disse ele empolgado com o projeto. 

A comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente foi feita em parceria com as secretarias de Estado de Saúde, da Mulher, de Esporte e Lazer e de Desenvolvimento Social, Batalhão da Polícia Ambiental, e contou com o apoio do Exército Brasileiro, CEMAR, Embrapa, Coca-Cola, FIEMA, Instituto AMARES e os laboratórios de Biologia Vegetal e Marinha e de Biologia e Morfofisiologia Animal, ambos da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

O evento contou com a presença do Governador do Estado, Flávio Dino, prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, deputados federais Rubens Junior e Weverton Rocha, deputados estaduais Bira do Pindaré e Fábio Braga, Presidente da Fiema, Edilson Baldez, e várias outras autoridades, além de técnicos da área ambiental, professores, estudantes e comunidade em geral. A comédia Pão Com Ovo encerrou as atividades.

0 comentários:

Postar um comentário