segunda-feira, 6 de junho de 2016


Um dia para refletir sobre a preservação do meio ambiente, a importância dos recursos naturais para a vida humana e pôr em prática a consciência ambiental. Com estes objetivos, pessoas de todas as idades se reuniram no Parque Ecológico do Itapiracó, em São Luís, na manhã do domingo, 5, para participar de diversas atividades educativas, culturais, esportivas e de lazer. A ação, organizada pelo Governo do Estado, marcou as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi estabelecida pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e é celebrada mundialmente em 5 de junho.

O governador Flávio Dino compareceu ao evento e após oficializar a abertura da ação cortou a fita simbólica inaugurando a trilha da reserva, batizada de Nascimento de Moraes em homenagem ao ecologista maranhense já falecido. Dino participou de caminhada pelo local. “Estamos investindo nas unidades de conservação e aqui no Itapiracó temos obras importantes que servem à comunidade e como proteção da área. Assim como em outras áreas como a do Rangedor”, disse.

Os investimentos na área ambiental como as ações de despoluição das praias, da Lagoa da Jansen, dos rios Pimenta, Calhau e Claro e tratamento de esgoto no Rio Anil também foram destacadas pelo governador. “Neste dia tão importante destaco a união das gestões das instituições sociais, da comunidade, das nossas forças de segurança convergindo pelas ações de proteção ao meio ambiente. Estamos realizando ações que se deem de modo pleno, com desenvolvimento e respeito ao ambiente, reiterou. O governador também plantou mudas durante o evento. O prefeito Edivaldo Holanda Junior esteve na ação e pontuou a "importância em preservar o meio ambiente que influi na qualidade de vida da própria população, sendo a natureza um complemento à vida humana”.

O público que compareceu ao evento prestigiou as atividades de educação ambiental; se informou com as palestras sobre saúde da mulher e Lei Maria da Penha; fez plantio de mudas. Atividade física com aula de dança direcionada para os idosos contou com presença de pessoas de todas as idades e movimentou o evento. No cronograma, uma caminhada ecológica para melhor conhecimento da reserva. Durante a ação foi distribuído ainda material com orientações de prevenção e combate ao Aedes aegypti - mosquito transmissor da dengue, Zika e Cikungunya. Ainda no evento, atuação de grupo teatral com a peça Pão com Ovo, comédia de sucesso do teatro maranhense.

O secretário de Estado de Meio Ambiente (Sema), Marcelo Coelho, pediu respeito ao meio ambiente e mais iniciativas pela conservação destes bem natural. “Nesta data precisamos pensar formas de preservar nosso ambiente e que as pessoas possam refletir sobre a importância de ter atitude desde a própria casa”, ressaltou. Ele pontuou ainda que com a trilha quem visitar a área terá maior contato com a natureza e com isso, estimular a consciência ambiental.

Durante o evento foi lançada a cartilha ‘Fauna Silvestre – Diversidade e Proteção’. O manual apresenta de maneira didática e ilustrada a variedade da fauna maranhense, destacando as espécies ameaçadas de extinção. O foco da cartilha é sensibilizar para a conservação das espécies animais e serve ainda como meio multiplicador de conhecimento sobre as questões ambientais. A cartilha foi produzida pela coordenação do Laboratório de Morfofisiologia Animal da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

Preocupação com o meio ambiente
Desde o primeiro ano da gestão o governador Flávio Dino mostra seu compromisso com o setor ambiental do Maranhão. Uma das medidas mais importantes é a estruturação do Plano Estadual de Educação Ambiental do Maranhão (PEEA-MA), que existia desde 2010, mas nunca foi colocado em prática por governos anteriores. Este instrumento é o norteador das políticas de educação ambiental.

Outra ação de destaque é a reestruturação da reserva do Itapiracó, que foi transformada no Complexo da Área de Preservação Ambiental (APA) do Itapiracó. No local foi construída a sede da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) e instalada estrutura para a prática de diversas atividades. O complexo abriga espaços de lazer, esporte e cultura que são utilizados pela comunidade do entorno.

A municipalização das ações na área; o Cadastramento Ambiental Rural (CAR); a ampliação das fiscalizações; medidas de recuperação das 11 Unidades de Conservação (UCs), do Parque Ecológico da Lagoa da Jansen e das nascentes do rio Itapecuru são outras medidas de impacto editadas pelo governador.

0 comentários:

Postar um comentário