quinta-feira, 9 de junho de 2016
Como forma de implementar a Política Estadual de Meio Ambiente do Maranhão, que é o principal instrumento balizador das políticas, projetos e programas de educação ambiental, o Governo do Maranhão está elaborando o Plano Estadual de Educação Ambiental (PEEA-MA). O documento está sendo produzido sob a coordenação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) em conjunto com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
A Sema é responsável pela mobilização junto as representações da sociedade civil organizada enquanto a Seduc realiza a mobilização na área da educação formal nas escolas do Estado. Com o trabalho de mobilização, o PEEA-MA está sendo elaborado de forma participativa, com a presença de diversos setores da sociedade maranhense, como cooperativas, associações, sindicatos, entidades de classe, dirigentes, ONGs, gestores ambientais, professores e lideranças comunitárias, que acompanham, divulgam e validam o documento, sob a supervisão da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Maranhão (CIEA-MA).
Dessa forma, estão ocorrendo seminários com a participação desses atores, como forma de conhecer a opinião e reunir propostas a respeito das políticas que orientarão as ações de educação ambiental em todo o Maranhão. Os encontros já foram realizados nas Unidades Regionais de Educação em Codó, Caxias, Timon, Balsas, São João dos Patos, Imperatriz, Açailândia, Santa Inês, Zé Doca, Barra do Corda e Presidente Dutra, e serão realizados em todas regionais.
“Por meio da gestão atual foi possível priorizar ações voltadas para a educação ambiental. E a elaboração do Plano é um importante instrumento para a implementação da Política Estadual de Educação Ambiental no Maranhão”, explicou a superintendente de Educação Ambiental da Sema, Ana Paula Rios.
O secretário de Estado de Meio Ambiente, Marcelo Coelho, destacou a importância da discussão democrática para embasar as políticas públicas e ações integradas entre a sociedade e o poder público. Ele frisou que, com as medidas que estão sendo adotadas, a sociedade maranhense será contemplada com um modelo de Educação Ambiental tratado de forma transversal, com a condução de políticas públicas articuladas em várias áreas.
“O Plano vai garantir que as ações de Educação Ambiental sejam articuladas e contínuas, independentemente das alternâncias político-eleitorais, e que tenham orçamentos próprios e gestão coordenada, respeitando-se as especificidades de cada região no que se refere às questões históricas, econômicas, geográficas, ecológicas, culturais e sociais. A sociedade maranhense merece ser contemplada com um modelo de Educação Ambiental tratada como um tema transversal e bem conduzida pelas políticas públicas do Estado”, disse o secretário Marcelo Coelho.
De acordo com o coordenador de temas socioeducacionais da Seduc, Luís Câmara, os seminários realizados pelo Governo do Estado democratizam a construção das políticas e ações integradas entre a sociedade e o poder público, possibilitando que todas as regionais do estado participem da discussão. “É de extrema relevância a construção do Plano Estadual de Educação Ambiental, pois é nele que serão elencadas todas as ações nessa área para serem desenvolvidas em nossas escolas”, explicou o coordenador.
Os próximos seminários serão realizados nas regionais de Viana, Pinheiro, Chapadinha, Itapecuru, Pedreiras, Bacabal, Rosário e São Luís. A ideia é que até o segundo semestre deste ano todas as propostas sejam colhidas para que possam passar por avaliação e constar no Plano Estadual de Educação Ambiental.
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
0 comentários:
Postar um comentário