segunda-feira, 6 de junho de 2016
"É uma ótima oportunidade de aprender receitas novas. Muitas dicas aqui eu não sabia e agora, já vou praticar em casa", disse a estudante Elisângela Diniz, 18 anos. Ela foi uma das 25 participantes do curso Culinária Regional, que integra a série de oficinas do programa Todos por São Luís, realizado pela Prefeitura de São Luís. Esta semana, o programa leva as ações para o bairro Residencial Paraíso e adjacências. A culminâcia do programa será neste sábado (4), no Posto Médico e na Avenida Paraíso das 8h às 14h.
A capacitação Culinária Regional foi ministrada na Igreja Nossa Senhora do Povo, na tarde desta quinta-feira (02). Para Maria de Fátima Ribeiro, 38 anos, oficinas com este foco podem resultar em futuros empreendedores. "Eu aprendi muito do que sei com estas capacitações de pequeno porte e hoje trabalho com o comércio de alimentos. Acho de extrema importância estes cursos", disse ela.
Coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), a capacitação proporcionou ainda o resgate da culinária regional maranhense, segundo avaliou a titular da pasta, Socorro Araújo. "Com esta oficina estamos prestando um serviço para a sociedade com oficinas desta natureza que resgatam nossa culinária, nossa cultura gastronômica", ressaltou a secretária.
De acordo com a gestora, o curso pode reforçar o resgate da cultura gastronômica local. "É mais comum fazermos pratos de outras nacionalidades quando podemos resgatar o que é da nossa terra. Por meio deste amplo programa o prefeito Edivaldo está oportunizando o aprendizado, o resgate da própria identidade e a chance de emprego e renda", concluiu Socorro Araújo.
Na capacitação, os alunos aprenderam dicas importantes para fazer as receitas tradicionais da culinária maranhense. Além das orientações teóricas e práticas para a produção das receitas, os alunos receberam dicas para a manipulação e preparo adequado dos alimentos.
Noções de higiene pessoal e a prática - do preparo ao cozimento - também compõem o cronograma do curso. Ao final do curso saboreiam os pratos produzidos. Os alunos receberam certificação de participação do aprendizado.
Chefes Mirins
Enquanto a turma de Culinária Regional aprendia os pratos típicos maranhenses, na UEB América do Norte, alunos da 7ª série eram orientados sobre alimentação saudável, com a oficina Chefes Mirins. Coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa), o curso dá oportunidade para as crianças o aprendizado de receitas nutritivas, ensinando aos pequenos o preparo de receitas bem fáceis tendo como ingredientes alimentos ricos em nutrientes e saudáveis.
"Nas aulas as crianças colocam a mão na massa. Enquanto elas preparam o alimento também recebem informações nutricionais. Elas aprendem ao mesmo tempo em que se divertem", diz a nutricionista da Semsa e uma das coordenadoras da oficina, Valéria Moraes. A nutricionista destaca que as turmas são sempre concorridas. "As crianças gostam e sempre querem saber sobre o poder nutricional dos alimentos, sobre o que é saudável para comerem", ressalta.
Nas aulas, a garotada aprendeu a preparar salada de frutas e vitamina de frutas. Para Rayana Sirlene Pereira, 13 anos, foi um aprendizado enriquecedor. "A gente aprende como cortar as frutas para aproveitar bem e o limite para que a salada tenha todos os tipos de frutas e fique homogênea", disse. Kalito Mateus Soares, 13 anos, gostou das dicas de nutrição. "Fiquei sabendo o que as frutas têm de bom. Eu já gosto muito de fruta e agora, vou aproveitar ainda mais de acordo com os nutrientes", ressaltou.
Ação social
No cronograma de capacitações do Todos por São Luís os cursos de produção de alimentos são os mais solicitados. "As comunidade pedem muito por este tipo de aprendizado. São donas de casas, mães e pais de família que querem aprender a fazer receitas para ganhar renda extra ou para fazer pratos diferentes em casa mesmo, para a família", diz ela.
Na lista de capacitações constam ainda técnicas de vendas e atendimento ao público; panificação, doces e salgados; preparação para concursos: dicas e orientações; confecções de bombons regionais, confecção de bonecas, customização de roupas e confecção de sacolas para presentes. O Todos por São Luís promove também ações de saúde preventiva, embelezamento, assistência social, esporte, lazer e cultura.
28º edição
Igualmente às edições anteriores, a culminância da programação contempla ações nas áreas de saúde, esporte e lazer; cultura, arte e educação; cidadania, agricultura, entre outras, tendo como principal objetivo oferecer à população serviços básicos essenciais e aproximar a Prefeitura de São Luís da comunidade local.
Além, do Residencial Paraíso outros bairros circunvizinhos serão contemplados pelas ações do programa, entre eles o Residencial Resende, Vila Embratel, Residencial América do Norte, Sá Viana, Jambeiro, Piancó, Residencial Piancó, São Benedito, Parque das Palmeiras, Residencial Aquiles, Riacho Doce e Vila da Paz.
Na Avenida Paraíso, será montado um palco onde serão desenvolvidas atividades lúdicas, culturais e esportivas. Conjuntamente, serão instalados estandes próximos ao Posto Médico, onde os órgãos municipais e as instituições parceiras do programa desenvolverão suas ações. Na culminância deste sábado, a população contará com serviços médicos nas áreas de clínica geral, ginecologia, pediatria e oftalmologia, com encaminhamento para tratamento do glaucoma e cirurgias de pterígio e catarata.
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
0 comentários:
Postar um comentário