terça-feira, 30 de agosto de 2016
"O Papel da Moradia como Estratégia de Reabilitação do Centro Histórico de São Luís: Relato de uma experiência” será tema de palestra com o professor Luiz Phelipe Andrés nesta quinta-feira (1º de setembro), às 15h, no auditório Padre Antônio Vieira do Centro Cultural Convento das Mercês, no bairro do Desterro, Centro Histórico de São Luís.

A palestra, aberta a todos os interessados e com entrada franca, integra a programação do “Fórum Permanente do Patrimônio Cultural”, promovido pelo Centro Cultural Convento das Mercês / Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB).

O Fórum busca suscitar debates e apontar soluções para os problemas relacionados ao patrimônio cultural no Estado do Maranhão. “Estamos promovendo, de forma permanente, seminários sobre o patrimônio cultural (material e imaterial) do Maranhão, com especialistas no assunto (historiadores, arquitetos, folcloristas, gestores públicos, museólogos, pesquisadores, cientistas sociais, antropólogos, arqueólogos, dentre outros profissionais ligados ao setor, bem como a comunidade em geral)”, relatou o diretor do Convento das Mercês, Paulo Melo Sousa.

Edições anteriores

Outros temas já foram abordados no “Fórum Permanente do Patrimônio Cultural”, entre os quais, “Arqueologia Urbana”, com a participação do arqueólogo Deusdédit Carneiro Leite Filho que, sob a chancela da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur), desenvolve o “Vivendo sobre as Águas” – projeto de pesquisa que enfoca os sítios arqueológicos únicos no Maranhão e parte integrante do programa de dez anos de levantamento do potencial e estudo dos recurso arqueológicos do Estado, além dessa abordagem, da palestra sobre “Territorialidade: a mudança dos espaços urbanos em São Luís no século XIX”, com o historiador Ananias Martins.

Perfil

Luiz Phelipe Andrès foi Secretário de Estado da Cultura do Maranhão e desde 2010 integra o Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN. 

Diretor do Centro Vocacional Tecnológico Estaleiro-Escola, é professor do Curso de Arquitetura da Universidade Dom Bosco. Foi Coordenador da pesquisa para edição do livro Monumentos Históricos do Maranhão, contendo o primeiro inventário dos principais monumentos arquitetônicos e da arte sacra de São Luís, Alcântara e Rosário. Responsável pelo Setor de Pesquisa e Documentação do Programa de Preservação e Revitalização do Centro Histórico de São Luís: Projeto
Praia Grande, foi idealizador e coordenador do Projeto de Restauração e Transcrição Paleográfica desses livros, financiado pelo CNPq.

Ele foi Coordenador Geral do Programa de Preservação do Centro Histórico de São Luís, Membro do Conselho Estadual de Cultura do Maranhão e Coordenador Geral do Patrimônio Cultural da Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão. Luiz Phelipe Andrès é membro da Academia Maranhense de Letras - AML, desde junho de 2012, ocupante da cadeira de número 23.

0 comentários:

Postar um comentário