sábado, 3 de setembro de 2016
Na ocasião, um canal de conversação para participação da estatal foi aberto. Segundo o Sebrae, a fruticultura tem potencial para se tornar nova caga para o Itaqui

O presidente da Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF), Almy Cordeiro de Carvalho, e o diretor superintendente do Sebrae, João Martins, apresentaram ao presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Ted Lago, o projeto do XXIV Congresso Brasileiro de Fruticultura, que será realizado em São Luís, entre 16 e 21 de outubro, e terá como tema central “Fruteiras nativas e sustentabilidade”.

A apresentação serviu para abrir um canal de conversação com o objetivo de tornar a Emap uma das entidades apoiadoras do evento, que deverá reunir entre 800 e 1.500 estudantes, pesquisadores, empresários e profissionais que atuam segmento de cultura de frutas.
Para o presidente da SBF, os congressos anteriores anteciparam o surgimento de mercados para fruticultura em outros estados. “O Congresso é uma forma de aproximar a ciência do negócio rural. O caso do Rio Grande do Norte é emblemático. Organizamos um evento parecido há 15 anos e hoje o estado movimenta cerca de 100 mil contêineres anualmente apenas com produtos da fruticultura”, explicou Carvalho.

MERCADO

O superintendente do Sebrae, afirmou que há potencial na movimentação de frutas pelo porto do Itaqui com culturas que já estão sendo trabalhadas pela instituição em parceria com outras entidades que atuam no meio rural, como o Serviço de Aprendizagem Rural (Senar) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

“A fruticultura é uma grande oportunidade para o Maranhão. Um bom exemplo é o abacaxi de Turiaçu, que tem grande potencial, inclusive para virar produto de exportação. Há outras espécies de abacaxi sendo cultivadas no Maranhão e temos notícias que, via Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo), estes frutos chegam a Argentina e Uruguai”, disse Martins.

Na reunião, o presidente da Emap, Ted Lago, comentou que a empresa está sempre buscando ampliar os negócios, inclusive com novas cargas para movimentar pelo Porto do Itaqui, e informou que estão sendo feitos investimentos em um pátio para movimentação de contêineres com tomadas elétricas e toda a estrutura necessária. “Estamos trabalhando para tornar o porto apto a movimentar cargas refrigeradas e frutas podem ser uma possibilidade para utilização dessa estrutura”, comentou Lago na ocasião.

Na reunião ainda estiveram presentes, Eugênio Celso Emérito Araújo, pesquisador da Embrapa e membro da comissão organizadora local do XXIV Congresso Brasileiro de Fruticultura; Deborah Baesse, gerente de Responsabilidade Social da Emap e Walter Monteiro, gestor da Carteira de Negócios Rurais do Sebrae.

EVENTO

O XXIV Congresso Brasileiro de Fruticultura é promovido pela SBF e tem como realizadores locais Universidade Estadual do Maranhão (Uema); Universidade Federal do maranhão (UFMA); Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do maranhão (IFMA); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Governo Estadual. Além de ter como apoiadores o Sebrae, Banco do Nordeste, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ); Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); Ministério da Agricultura e Inagro.

Durante o Congresso serão realizadas mesas-redondas e conferências com pesquisadores nacionais e internacionais, minicursos, palestras satélite, visitas técnicas e apresentações de trabalhos científicos. No evento ainda, será realizada a entrega do Prêmio Jovem Cientista em Fruticultura, a ser concedido ao melhor trabalho de iniciação científica e às melhores teses de mestrado e doutorado em fruticultura nos últimos 5 anos.



0 comentários:

Postar um comentário