terça-feira, 27 de setembro de 2016
O deputado estadual Professor Marco Aurélio (PCdoB), usou a tribuna da assembléia legislativa, na manhã desta terça-feira (27), para destacar a criação da Universidade Estadual da Região Tocantina - UEMASUL, projeto de lei de autoria do executivo estadual, encaminhado à assembléia legislativa pelo governador Flávio Dino na última segunda-feira (26).

Na ocasião, Marco Aurélio parabenizou o governador pela iniciativa, medida que dará autonomia financeira e administrativa para os campi da Universidade Estadual em Imperatriz e região. “Todos os campi da UEMA na nossa região padeciam com a falta de autonomia financeira e administrativa, fato que de certa forma prejudicou o desenvolvimento do ensino superior na região. A partir de agora, com a incorporação dos quadros educacionais, patrimônio e a criação de uma unidade administrativa, teremos a descentralização da universidade, o que dará autonomia à região, possibilitando assim o melhor desenvolvimento de suas atividades.” Destacou o parlamentar, completando que a criação da UEMASUL, com a devida condição orçamentária, ajudará a adição de novos cursos de graduação e de extensão (mestrado e doutorado) na região, pois somente a UFMA tem curso de mestrado na região, dentre as universidades públicas. 
 
O deputado citou ainda os investimentos que o governo do estado vem realizando no ensino superior da Região Tocantina. O campus de Açailândia, por exemplo, teve aprovada a deliberação para a criação do curso de Engenharia Civil, uma demanda antiga da região que terá uma resposta por parte do governo. Em Imperatriz, foi aprovada a construção do Campus Agrário da UEMA, um investimento na ordem de R$ 15 milhões que contemplará os cursos de Agronomia, Engenharia Florestal, Veterinária, entre outros. A obra já foi licitada e deverá ter início nos próximos dias.

Ex-aluno do curso de matemática no campus da UEMA em Imperatriz, o próprio Marco Aurélio contribuiu com R$ 1 milhão de reais, em emendas parlamentares, para aquisição de livros, computadores e melhoria da infraestrutura do campus de Imperatriz. “Como filho da Universidade Estadual do Maranhão, como uma pessoa que teve todas as oportunidades de crescimento profissional, de fortalecimento de uma compreensão e amadurecimento pessoal graças à universidade, eu entrava na UEMA há vinte anos com muitos sonhos, filho de uma costureira, adentrava a universidade com o objetivo de ser professor. A UEMA me proporcionou todas as possibilidades de inclusão social, de acreditar que a educação me faria vencer. É por isso que destaco o fortalecimento da UEMA em nossa região, com a nova estrutura administrativa da UEMASUL, pois terá condições de contribuir com o crescimento desta instituição e com o futuro de tantos jovens que por lá alicerçarão seus caminhos.” Concluiu

0 comentários:

Postar um comentário