quarta-feira, 21 de setembro de 2016
O Sebrae Startup Day será nesta quinta-feira (22) simultaneamente em 48 cidades de 26 estados e o DF. Em São Luís, serão duas palestras, três casos de sucesso e uma oficina

São Luís - O Sebrae inicia nesta quinta-feira (22) um esforço nacional para discutir o cenário do empreendedorismo digital e estimular o desenvolvimento de startups no Brasil, que crescem mesmo na crise. Para isso, está coordenando um evento que vai acontecer simultaneamente em 48 cidades brasileiras: o Sebrae Startup Day.

Nesse dia, mais de 10 mil pessoas, entre empreendedores, desenvolvedores, programadores, estudantes, designers, investidores, aceleradoras e incubadoras vão discutir o cenário atual do ecossistema empreendedor de negócios digitais brasileiro, as dificuldades e os desafios do mercado. É o maior evento do país voltado para startups.

Somando-se as programações serão 95 painelistas nacionais, 128 painelistas regionais, 280 horas de conteúdo, para um público esperado de mais de 10 mil pessoas e ainda haverá a participação de 82 parceiros.

Cada estado organizou uma programação para o Sebrae Startup Day de acordo com a realidade local, com a maturidade do ecossistema da região e a consequente atuação do Sebrae nela. No Rio de Janeiro, por exemplo, o foco estará nas empresas nos estágios de operação e tração com discussões sobre investimentos e acesso a mercados.

No Maranhão, o Sebrae Startup Day acontecerá em São Luís, no auditório Armando Gaspar, na sede do Sebrae, na Avenida Carlos Cunha. A programação terá duas palestras, a apresentação de três casos de sucesso (dois nacionais e um local), uma oficina, além de momentos para troca de experiências entre os potencias empresários, profissionais do mercado de tecnologia e donos de startups maranhenses. Todas as 200 vagas disponibilizadas já foram preenchidas.  

“A programação do Sebrae Startup Day para o Maranhão foi feita em cima das demandas e necessidades do ecossistema local. Vamos apresentar a metodologia que o Sebrae adotou para trabalhar as startups, e também servirá para incentivar outros empreendedores a transformar suas ideias de base tecnológica em negócios e levar seus projetos adiante”, disse o diretor técnico do Sebrae, José Morais. 

BRASIL

Em São Paulo, o evento contará com a participação de alguns dos mais importantes nomes ligados ao empreendedorismo digital no país. Já o Rio Grande do Norte vai ter programações separadas para todos os estágios de uma startup. Rondônia e Roraima, que estão começando atividades no segmento, vão fazer ações de sensibilização e troca de experiências.

 No Sebrae Startup Day, os empreendedores terão contato com a experiência Sebrae de atendimento às startups em todo o Brasil (estratégia chamada de SebraeLikeaBoss). O Sebrae tem atuação nacional no desenvolvimento de startups. Atualmente, projetos voltados para o segmento acontecem no Brasil inteiro.

O Sebrae apoia startups em todos os momentos da empresa inovadora, especialmente nos estágios de ideação – momento de testar e validar a ideia do negócio – e operação – momento de formalizar a empresa e colocá-la para funcionar, gerenciando um sistema e controlando recursos humanos, materiais e financeiros.

Mas também tem soluções voltadas para os estágios de curiosidade e tração – momento de crescimento de uma startup. O evento é voltado para todos os momentos empresariais de uma startup: curiosidade, ideação, operação e tração.

DINAMISMO

Na crise, o segmento de startups continua dinâmico porque esse tipo de empresa tem um modelo de negócio diferente das demais. “As startups têm um processo de criação de empresas mais fácil e ágil do que uma empresa tradicional. A gente está falando de uma ideia que já é validada em um processo de interação com o cliente/mercado antes mesmo da abertura formal da empresa, com resultados atingidos mais rápido também”, afirma o presidente do Sebrae, Guilherme Afif.

No entanto, os riscos que são menores no processo de abertura da empresa nem sempre garante a sobrevivência dela. “Quem entra nesse jogo sabe como ele vai ser jogado. A atuação do Sebrae, porém, não é de criar talentos. É de diminuir as chances da empresa não dar certo, pois ajudamos a validar a ideia, melhorar o modelo de negócios e desenvolver capacidades de gestão da empresa, além de proporcionar soluções de inovação e acesso a mercados”, ressaltou Afif.

De uma maneira geral, cada Startup Day terá uma programação dividida entre atividades de troca de experiências por meio de palestras, debates e hangouts pela manhã, atividades práticas (workshops, oficinas, treinamentos) e encontros com investidores e principais atores do ecossistema para networking à tarde e à noite. “A ideia de cada evento é reunir conceito, prática e negócios”, finalizou Afif.

0 comentários:

Postar um comentário