quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Em discurso realizado na manhã desta quarta-feira (05), o deputado estadual Professor Marco Aurélio (PCdoB), destacou o grave problema da seca que tem impactado seriamente o nível do Rio Tocantins ao longo de seu percurso “maranhense”. Segundo maior rio completamente brasileiro, o Rio Tocantins possui uma enorme importância para o desenvolvimento dos municípios pelos quais passa (Goiás, Tocantins, Maranhão e Pará.). Ocupando uma área de 803.205 km², é a maior bacia hidrográfica inteiramente brasileira, além da terceira do Brasil em potencial hidrelétrico.

O deputado destacou a maior seca enfrentada pelo Rio Tocantins, afirmando que parte do problema é causado pelo impacto ambiental das instalações de usinas hidrelétricas ao longo de seu percurso. “É certo que estamos enfrentando os efeitos graves da estiagem e do El Niño, mas nada tem impactado tanto nosso Rio como as usinas hidrelétricas. Por conta da contenção da água do rio para a geração de energia elétrica, o curso do rio tem sofrido quedas drásticas no nível de seu corpo. Abaixo da barragem do Estreito, o resto é seca. Em muitos trechos, já é possível atravessar o rio a pé, a navegação está completamente comprometida, a pesca está completamente comprometida e nós não podemos ficar sentados apenas esperando a chuva cair. ” Destacou o parlamentar.

Marco Aurélio propôs e foi aprovada pela Assembleia Legislativa a criação de uma comissão especial, composta por cinco deputados, para realizar uma visita técnica à usina de Estreito a fim de levantar dados sobre o volume de água retido e quais os impactos dessas ações para o percurso do Rio. “Não dá para assistir à situação do nosso rio sem buscar uma solução prática. Vamos checar in loco a realidade para avaliar o que pode ser feito, juntamente com a secretaria estadual de meio ambiente e membros da sociedade civil para realização de um debate técnico e sugerir outras soluções para o problema. O Rio Tocantins precisa de toda a força possível e de toda a preocupação daqueles que trouxeram os impactos ambientais para nosso rio.” Afirmou.

A proposta da criação da comissão foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares e agora será encaminhada aos blocos para que seja feita a escolha dos membros e agendamento da visita.

Confira o discurso do deputado na íntegra:

0 comentários:

Postar um comentário