quinta-feira, 6 de outubro de 2016
Centenas de estudantes da rede pública estadual de ensino do Maranhão lotaram o ginásio poliesportivo do Liceu Maranhense, nesta quarta-feira (5), para dar a largada à “Caravana Estudantil: A juventude pede passagem”, cuja finalidade é ampliar a participação do estudante na escola e incentivar o protagonismo juvenil a partir do ambiente escolar. O projeto percorrerá, entre os meses de outubro e dezembro, escolas das 19 Unidades Regionais de Educação (UREs).

Em um ambiente descontraído, com a realização de oficinas, rodas de conversas, música e atividades culturais e esportivas, estudantes de 20 escolas estaduais da região metropolitana demonstraram, nesta quarta, que têm opinião formada e podem contribuir de forma efetiva com as mudanças sociais.

“É a primeira vez que um governo volta seus olhos para os estudantes e a caravana será uma oportunidade ímpar para que o jovem se empodere e possa dialogar, reivindicar e propor melhorias para a escola de acordo com aquilo que pensa”, destacou Hugo Cruvel, presidente do Grêmio Estudantil do Centro de Ensino Bernardo Coelho de Almeida.

O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, ressaltou que a caravana é uma ação do governo Flávio Dino para estimular o protagonismo juvenil nas escolas. “Nosso objetivo é ouvir os estudantes e dar oportunidade para que eles participem das decisões da escola, sejam cidadãos conscientes de seus direitos e contribuam com as mudanças que estão ocorrendo na educação do Maranhão”, explicou.
 
Lucas Moraes, diretor de comunicação da Associação Maranhense dos Estudantes Secundaristas (AMES), enfatizou que a caravana contribuirá para a participação dos jovens na política. “Esse projeto vai levar os estudantes a se engajarem, por exemplo, nos grêmios, onde eles podem expressar suas ideias e buscar seus direitos”, disse.

A vice-presidente do Movimento Estudantil Independente (MEI), Luciana Paula, frisou que os estudantes foram, durante décadas, esquecidos pelo poder público. “O movimento estudantil ficou muito tempo sem vez e voz. Agora, no governo Flávio Dino, temos participação e a caravana veio fortalecer isso. Com esse apoio que estamos recebendo, vamos conseguir ampliar o envolvimento e mobilização dos estudantes nas escolas”, avaliou.  

Participaram, também, do lançamento da Caravana Estudantil, os secretários de Estado da Juventude, Tatiana Pereira, e do Esporte, Márcio Jardim; o superintendente de Vigilância Sanitária, Edmilson Silva Diniz Filho, representando o secretário de Saúde, Carlos Lula, além de presidentes e representantes de entidades estudantis. 

0 comentários:

Postar um comentário