sexta-feira, 28 de outubro de 2016
Mais de 20 mil participantes, 65 municípios atingidos e 72,2 mil apostilas distribuídas. Estes são os números do Aulão do Enem em 2016. O balanço do programa, encerrado no último domingo, foi apresentado nesta quinta-feira (27) pelo secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Jhonatan Almada, durante coletiva de imprensa realizada na sede da Secretaria, no Calhau.

“Nós fizemos mais de dez tipos de apostilas que foram distribuídas entre os jovens e também queremos destacar a parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, que por meio do Restaurante Popular forneceu refeições a baixo custo para os participantes do Aulão em São Luís. Foram 10 mil refeições”, destacou o secretário Jhonatan Almada.

A proposta do Aulão do Enem é garantir aos estudantes maranhenses oportunidade para se prepararem, ainda, mais para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), principal porta de entrada para o Ensino Superior. Os números mostram que o programa está consolidado e que se tornou uma política pública, uma marca da administração realizada pelo governador Flávio Dino que tem como foco a população maranhense.

“Outro dado significativo para nós foi o resultado da pesquisa de grau de satisfação, que não tínhamos feito no passado e fizemos este ano. Nós observamos que 80% a 90% das pessoas que participaram do programa avaliaram como excelente. Então isso é uma aprovação muito grande. Outro dado importante é que de 60% a 70% do público que participou do Aulão [do Enem] são mulheres”, pontuou Jhonatan Almada.

Os dados reforçam a importância do programa e evidencia que não só os jovens querem acessar a universidade, mas também as pessoas que já concluíram sua educação básica também procuraram o Aulão do Enem para voltar a estudar. A pesquisa feita pela Secti mostrou que um percentual acima de 10% dos participantes é de pessoas que têm mais de 25 anos, sendo que algumas delas, em torno de 2%, têm entre 37 anos e 42 anos. Desta forma, os Aulões do Enem estão contribuindo para melhoria da formação não somente de quem ainda está terminando o Ensino Médio, mas também de quem havia parado de estudar. As provas deste ano do Enem serão realizadas entre os dias 5 e 6 de novembro.

DIFERENCIAL

Um dos diferencias do Aulão deste ano foi a realização de megarrevisões especiais em Imperatriz, um dia para cada área do conhecimento, além da qualidade das apostilhas distribuídas. Em São Luís, quase 12 mil pessoas participaram das edições dos Aulões deste ano, a capital também teve um dia para cada área de conhecimento, a exemplo do ano anterior.

“Eu me sinto muito feliz, sobretudo com nossa equipe que têm se dedicado fortemente não só neste, mas também nos demais programas da Secti. Nossa expectativa é que na edição do próximo ano iremos introduzir alguma novidade em relação ao conteúdo e vamos melhorar cada vez mais e atingir um maior número de estudantes e de municípios”, declarou Jhonatan Almada.

0 comentários:

Postar um comentário