sábado, 29 de outubro de 2016
Com investimentos do Governo do Estado na área da saúde, o Maranhão tem avançado em ações de combate ao câncer. Iniciativas como a Carreta da Mulher, o mamógrafo móvel, a ampliação dos serviços de radioterapia e a Unidade Móvel de Prevenção de Câncer têm transformado positivamente o cenário do estado, que hoje passa por mudanças significativas especialmente na área da saúde, favorecendo o acesso a quem mais precisa dos serviços públicos. 

O governador Flávio Dino ressalta as melhorias e o compromisso do poder público estadual com a população maranhense. “Foram até agora 20 meses de governo, para corrigir distorções e erros que se estenderam por 50 anos. Mas aos poucos vamos superando o passado de negação de direitos e descaso. E, juntos, vamos fazer muito mais ainda nos próximos dois anos”, destaca.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, enfatiza o empenho e o comprometimento do governo em desenvolver atividades que beneficiem a população e que fortaleçam a luta contra o câncer no Maranhão. “Estamos avançando como nenhum outro estado está. Investindo em ações prioritárias, vamos superando a crise e alcançando grandes conquistas. Os resultados do Outubro Rosa no Estado é uma das provas que estamos conseguindo fazer a diferença”, afirma.

Durante o Outubro Rosa, estruturas itinerantes como a Carreta da Mulher, o mamógrafo móvel e a Unidade Móvel de Prevenção de Câncer permitiram alcance maior das ações de combate ao câncer. Em parceria com a empresa Vale e o Hospital do Câncer de Barretos, em São Paulo, a Unidade Móvel de Prevenção de Câncer realizou mais de 740 atendimentos em diferentes bairros da capital desde a sua entrega, no dia 14 de outubro. Foram realizados 422 preventivos e 319 mamografias.

Junto com a Unidade Móvel de Prevenção de Câncer, desenvolvem um trabalho semelhante a Carreta da Mulher e o mamógrafo móvel. A carreta realiza palestras e debates, além de exames de colo de útero. Já no Mamógrafo Móvel, que faz atendimentos em todo o estado, somente este ano, já foram contabilizados 6.663 exames, totalizando 8.803 desde que ele foi lançado.

Ainda entre as ações de combate ao câncer no estado, o governo investiu na ampliação do serviço de radioterapia para tratamento de pacientes oncológicos. Atualmente, uma média de 80 pacientes por mês são atendidos por meio de convênio com o Centro de Prevenção e Tratamento do Câncer – Oncoradium, em Imperatriz. Os procedimentos incluem radioterapia e braquiterapia, também conhecida por radioterapia interna.

No mês de outubro, o governo formalizou também um convênio com a Fundação Antônio Dino. Com aporte de R$ 5 milhões, a parceria possibilitará a aquisição de acelerador linear, que será instalado no Hospital Aldenora Bello. “Trabalhamos há 40 anos no combate ao câncer no Maranhão. Esse convênio simboliza um ato de confiança do governo e o reconhecimento por esse nosso trabalho”, afirmou o vice-presidente da  Fundação Antônio Dino, Antonio Dino Tavares.

OUTUBRO ROSA

Durante o Outubro Rosa, as ações de combate ao câncer foram intensificadas em todo o estado. Unidades de saúde como o Hospital de Câncer - Tarquínio Lopes Filho, o Centro de Especialidades Médicas da Vila Luizão, Hospital Presidente Vargas, PAM Diamante, Hospital Carlos Macieira e Centro de Especialidade Médicas da Cidade Operária, desenvolveram ações como palestras educativas, programações culturais, oficinas, orientações sobre o autoexame das mamas, exames preventivos, ultrassonografias das mamas e mamografias.

Ações nas maternidades Nossa Senhora da Penha (Anjo da Guarda), Benedito Leite (Cohab) e Marly Sarney (Cohab) também integraram a programação do Outubro Rosa. Palestras sobre o autoexame das mamas para pacientes e acompanhantes; coletas de exame preventivo; e consultas médicas foram algumas das atividades desenvolvidas pelas unidades de saúde.

No Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago, em Pinheiro, duzentas mulheres da região da Baixada Maranhense foram beneficiadas com exames e orientações de profissionais sobre o autoexame e outros cuidados com a saúde. O hospital realizou, também, no mês de outubro, coletas de exames citopatológicos (preventivos). O Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês (MA), também ofereceu coleta de exames citopatológicos, palestras sobre DSTs e violência.

0 comentários:

Postar um comentário