segunda-feira, 31 de outubro de 2016
O Brasil é rico em Cultura popular. Não se justifica copiar.

O Saci Pererê é um dos principais personagens do Folclore Brasileiro. Há quem diga que a lenda originou-se entre os povos indígenas do sul do Brasil, por volta do século XVIII. Na época, o Saci era representado por um menino de cor morena, duas pernas, um rabo e muita traquinagem pela floresta.

Porém com o passar dos tempos e influência de outros povos, o Saci se tornou um negrinho que perdeu uma das pernas lutando capoeira e passou a ser representado usando um gorro vermelho, um cachimbo e pulando em uma perna só.

O escritor e pesquisador Hamilton Luiz Pereira, de São José do Rio Preto, explica a história do cachimbo. Ele diz que antigamente era muito comum que as pessoas mais velhas fumassem cachimbos e, devido à idade, esqueciam-se onde haviam deixado o pito. A culpa sobrava para o saci! "Ele não fumava o cachimbo, apenas escondia", afirma. "Se fosse hoje em dia, talvez escondesse o celular". 

De acordo com a lenda, o Saci era muito brincalhão e adorava fazer travessuras na floresta com viajantes, nas casas da região, assustava cavalos e bois, entre diversas brincadeiras, mas nunca praticou nenhuma atividade que viesse a prejudicar alguém ou fazer algum mal.

0 comentários:

Postar um comentário