segunda-feira, 24 de outubro de 2016
O secretário de Projetos Especiais do município de São Luís, o arquiteto Gustavo Marques, apresentou aos integrantes do Conselho Administrativo Portuário (CAP), nesta sexta-feira (21/10), na sede da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), os mais importantes programas e ações desenvolvidos pela SEMPE que poderão melhorar o saneamento e o trânsito na capital: o Programa Bacia do Bacanga, o Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) na área do Sá Viana e Vila Embratel, o Plano de Drenagem de São Luís, o Corredor de Transporte BRT Centro-COHAB, o Programa de Revitalização do Centro Histórico de São Luís e o Programa de Integração Itaqui/Bacanga.
O Capitão dos Portos do Maranhão, André Trindade, o presidente do CAP, José Ribamar Tavares Júnior, conselheiros e o representante do Grupo de Estudos em Logística, Negócios e Engenharia Portuária (GELNEP), o professor do curso de Ciências Contábeis da UFMA, Sérgio Sampaio, estiveram presentes à reunião.
Na ocasião, Marques destacou as obras de drenagem de mais de 2km do rio das Bicas, nos bairros Salinas e Coroadinho e a construção do Estádio Cardosão, no bairro Jambeiro e Sá Viana. Também falou sobre a execução do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES), que viabilizará a instalação de 71,5km de rede de esgoto, 31.116 ligações condominiais e 13 estações elevatórias nas áreas do Sá Viana e Vila Embratel. Os recursos da ordem de 32 milhões já estão assegurados pelo Governo Federal.
Sobre a elaboração do Plano de Drenagem de São Luís, Marques explicou que se for executado poderá contribuir para a solução de problemas graves e antigos de drenagem em todas as bacias da cidade. “O plano está pronto e a contratação dos projetos executivos só dependem da elaboração do processo licitatório. Os recursos da ordem de R$ 5 milhões são provenientes do Governo Federal e já estão assegurados”, afirmou.
Na reunião, o titular da secretaria que tem como função elaborar, captar recursos e coordenar programas e projetos junto a organismos nacionais e internacionais, também apresentou ações e programas que ainda estão em desenvolvimento. Entre eles, o Corredor de Transporte BRT Centro-COHAB, que está dividido em dois trechos. O primeiro, ligando o São Francisco ao IPASE, que terá 8,24 km de extensão. “Os recursos para execução da obra são oriundos do FGTS e já estão assegurados pela Caixa. Estamos apenas aguardando os trâmites de praxe para assinatura do convênio com o Ministério das Cidades para executar esse primeiro trecho. Já o segundo trecho do corredor, que liga o IPASE a COHAB, e possui 6,89 km de extensão será executado com recursos da União, e se encontra em fase de elaboração de anteprojeto”, explicou Marques.
O Programa de Revitalização do Centro Histórico de São Luís também esteve em pauta na reunião. Segundo Marques ele consiste em revitalizar espaços públicos do centro como o Parque Bom Menino, além de criar o Parque do Diamante; Realizar ações de fomento a habitação em prédios do município e fomentar ações de desenvolvimento da área central. “As ações desse programa serão viabilizadas com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) por meio de seu programa de financiamento PROCIDADES.”, destacou Marques.
A apresentação dos programas da Secretaria Municipal de Projetos Especiais no CAP foi encerrada com o Programa de Integração Itaqui/Bacanga que prevê estudos para a criação de um corredor de integração viária e de logística interligando o porto, a rodoviária e o aeroporto de São Luís. Para Marques, que é Doutor em Urbanismo, esse programa poderá contribuir significativamente para promover os desenvolvimentos econômico e social das áreas de influência do corredor e ainda fomentar atividades de logística, entre outras. Um programa que o mesmo sugeriu que fosse abraçado pelos integrantes do CAP e apresentado como prioritário para ser executado na próxima gestão municipal. Sugestão que foi aprovada por unanimidade pelos conselheiros do Conselho Administrativo Portuário.
Apresentar programas e ações tão significativos da Secretaria Municipal de Projetos Especiais nessa reunião foi o início de um diálogo imprescindível sobre uma futura parceria entre o município e a EMAP visando o desenvolvimento logístico e portuário de São Luís. “O diálogo entre várias entidades e os diversos setores da economia só fortalece o desenvolvimento de ações quem podem contribuir para o desenvolvimento de São Luís e, consequentemente, para a melhoria dos serviços e da vida de quem trabalha e mora na capital maranhense”, ressaltou o secretário da SEMPE, Gustavo Marques.
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
0 comentários:
Postar um comentário