segunda-feira, 28 de novembro de 2016
“Este momento reúne todos os componentes que tem a responsabilidade direta de acabar com a insegurança alimentar no Maranhão. Nossa população vivencia, diariamente, a fome em suas famílias e temos a possibilidade, através do debate sobre as políticas públicas, contribuir para ajudar a mudar essa realidade. Precisamos dar passos significativos na construção da nova história do Maranhão e este encontro possibilita que a gente some forças para que isso aconteça”. A afirmação é do representante das Câmaras Intersetoriais de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) do município de Pastos Bons, Flávio Pereira, durante o Encontro de Caisans Municipais, ocorrido na quinta (24) e nesta sexta-feira (25) em São Luís.

Promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), pela Caisan/MA e pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Maranhão (Consea-MA), o encontro tem o objetivo de debater as políticas de segurança alimentar executadas no Maranhão.

De acordo com subsecretário da Sedes, Francisco Oliveira Junior, para que a segurança alimentar se estabeleça, é preciso conhecer os principais programas e trabalhar para que sejam bem executados em todo o estado. “Precisamos debater sobre os programas de combate a insegurança alimentar que estão sendo executados no Maranhão e saber quem está sendo atendido, em qual cidade, além da perspectiva para 2017, para que possamos repassar aos nossos municípios e discutir a melhoria real da segurança alimentar levando em conta as especificidades de cada local” disse.

O presidente do Consea-MA, Reinaldo Avelar, disse que a programação foi estruturada de acordo com a solicitação dos conselheiros municipais. “Nós tivemos a preocupação de organizar o encontro para esclarecer as principais dúvidas dos nossos conselheiros no âmbito da segurança alimentar no município”, afirmou. Por isso, segundo ele, acontecem os painéis sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade Leite, ministrado pela Conab, palestra sobre a implantação e implementação do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional, trabalhos de grupos sobre como implementar o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) no município, além dos debates sobre os temas apresentados” afirmou o presidente.

O coordenador do Programa do Leite no estado, João Batista Fernandes, explicou questões sobre o programa no Maranhão. “O PAA, na modalidade Leite, tem como objetivo contribuir para o abastecimento alimentar de famílias em situação de vulnerabilidade social, por meio da distribuição gratuita de leite, além de incentivar a produção dos agricultores familiares, contribuindo para o fortalecimento do setor produtivo local e da agricultura familiar”, destacou.

Também presentes ao encontro, a coordenadora do Fórum Maranhense de Segurança Alimentar, Concita da Pindoba; representante dos Conselhos Municipais, Josemar Coelho Neto; e da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), além de conselheiros municipais de segurança alimentar do Maranhão.

0 comentários:

Postar um comentário