quarta-feira, 14 de dezembro de 2016
SÃO LUÍS - A reitora Nair Portela recebeu, na última segunda-feira (12), a visita da atriz e servidora aposentada da UFMA Lúcia Nascimento, e do professor aposentado do Departamento de Biblioteconomia e ex-pró-reitor de Extensão da UFMA, Rubem Ferro, para propor a divulgação do acervo profissional do ator, diretor de teatro, dramaturgo e professor da Universidade Federal do Maranhão, Aldo de Jesus Muniz Leite, falecido no último dia 5.

A proposta é que a Universidade Federal do Maranhão seja um ponto de divulgação da coleção que constitui a lembrança de tudo o que foi produzido por ele. A preservação da memória do artista, segundo a reitora, Nair Portela, simboliza a dedicação que ele prestou à Universidade, no campo das Letras e das Artes.

“É importante cultivar a memória do Aldo Leite por tudo o que ele simboliza para a UFMA, por seu empenho e talento dentro e fora da Universidade”, ressaltou.

Lúcia Nascimento, Rubem Ferro e Fátima Frota, amigos de Aldo Leite, ficaram responsáveis pela conservação do acervo deixado por ele ao longo de mais de 40 décadas de trabalho. Cumprindo o propósito, o grupo tem-se dedicado a manter a recordação dos trabalhos do autor, o uma das maiores expressões do fazer teatro no Maranhão.

Segundo Lúcia Nascimento, o acervo apresentado é composto por fotos, comendas, troféus, diplomas, pertences pessoais e documentos da vida de Aldo Leite, que, para ela, são lembranças que servirão de inspiração para todos.

“Aldo Leite deixou uma contribuição muito grande que serve de estímulo para a comunidade geral, aos que ficam e aos que chegam. Não podemos perder algo tão sublime”, disse Lúcia.

0 comentários:

Postar um comentário