sábado, 10 de dezembro de 2016
O Circuito Sun & Fun Adventure é um evento pioneiro no estado do Pará e busca incentivar a prática segura dos esportes de aventura, além de uma maior relação entre as pessoas e a natureza por meio da realização de circuitos multiesportivos. “Os circuitos possibilitam o contato com diversos ambientes, terrenos, e obstáculos naturais. Eles permitem também que os atletas tenham uma maior integração entre sí, já que são realizados em grupo, e com a exuberante natureza brasileira.”, conta Livi Gomes, uma das coordenadoras do evento. 

Para 2017, o Circuito vem cheio de novidades: a principal delas é a nacionalização. “Nosso objetivo é tornar o Circuito Sun & Fun Adventure num evento nacional intinerante, que leva os atletas a conhecerem e praticarem os esportes de aventuras nos lugares mais exuberantes do Brasil.”, afirma Bruno Callderon, também coordenador e idealizador do evento. A primeira etapa confirmada do Circuito 2017 será em Carolina, na Chapada das Mesas, no Maranhão. 

A etapa ocorre nos dias 10 e 11 de junho e os atletas poderão remar, pedalar e correr em um dos principais pontos de ecoturismo do nordeste brasileiro. A chapada das mesas é conhecida pelas incontáveis belezas naturais, como trilhas, cachoeiras canyons, nascentes de rios e cavernas. E o Circuito promete utilizar todas essas belezas para fazer trilhas belas e radicais. “Já fizemos visitas ao local, para fazer o reconhecimento do território e começar a traças as trilhas para o evento. Podem esperar um visual de cair o queixo e também muitas aventuras”, conta Bruno. 

A inscrições para a etapa de Carolina/Chapada das Mesas já podem ser feitas no site do evento a partir do dia 15.12 no valor de R$ 70,00,  www.circuitosunfun.com. Os inscritos tem direito, além da participação no evento, à camiseta oficial, medalha, hidratação e alimentação. “É preciso frisar que o Circuito Sun & Fun Adventure não é um evento de competição, mas um evento de superação. Todos os atletas participantes recebem medalhas como uma forma de simbolizar a superação e a vitória com relação aos seus próprios limites”, ressalta Livi Gomes. 

O circuito - A ideia dos circuitos é possibilitar o contato com a natureza, abundante na região amazônica e no Brasil. “A cada dia há mais pessoas praticando esportes como o ciclismo e a corrida pelas ruas de Belém e de todo o Brasil.  Com o Circuito Sun & Fun Adventure queremos levar essas pessoas a praticar em ambientes naturais: os rios e igarapés para os praticantes do SUP, ou as matas fechadas e estradas de terra para os ciclistas e corredores, levando em consideração os obstáculos naturais que esses terrenos trazem, como árvores caídas, areais e lamaçais.”.

As trilhas do Circuito Sun & Fun Adventure contam com obstáculos e terrenos variados.  São percursos por terra que apresentam single-track (espaço para apenas uma pessoa) em terreno plano, além de ramais e áreas bastante arborizadas, de mata nativa e fechada, com obstáculos naturais, como árvores caídas. Há também terrenos alagados, subidas, decidas, areais e incursões em rios e igarapés. Já os circuitos nas águas prezam, também, pela interação com o ambiente natural ao redor, sempre com pitadas de aventura e adrenalina. 

Todas as provas acontecem de forma segura. Em cada modalidade o evento conta com um líder de circuito, responsável por puxar a prova e guiar os atletas nas trilhas, e um profissional ao final do grupo, para acompanhar o fechamento das provas. Mecânicos são distribuídos no decorrer da trilha de mountain bike, a fim auxiliar na resolução de eventuais panes nas bicicletas dos atletas. Ambulâncias e pontos de hidratação também são disponibilizados, dando suporte aos participantes. 

A paixão pelos esportes de aventuro - O projeto teve início em 2015, fruto da paixão que um grupo de amigos nutria pelos esportes de aventura. A ideia era agregar os atletas que surgiam a todo momento pelas cidades paraenses, além de possibilitar a prática dos esportes em terrenos diferentes e em diferentes níveis de dificuldade. Tudo isso num local propício, já que o estado é composto por ilhas, rios, praias de água doce e zonas de mata com trilhas, ramais e caminhos que fazem dele terreno perfeito para os esportes praticados em contato direto com a natureza. 

0 comentários:

Postar um comentário