quinta-feira, 1 de dezembro de 2016
Esta é a segunda vez que o Governo do Estado realiza eleições para gestores escolares. O processo é organizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e este ano será realizado em três dias diferentes: quarta-feira (30), quinta-feira (1º) e sexta-feira (2). As eleições envolvem 161.123 votantes entre alunos, professores, pais e servidores da rede.
No C.E. Manoel Campos Sousa, em Bacabal, alunos, professores e demais servidores votaram para escolher a gestora geral. “A escolha democrática é um marco na história da Educação do nosso estado. É uma conquista nesse processo de construção da Escola Democrática que sonhamos e começa a ser realidade, com o governador Flávio Dino”, disse Maria Estela Vaz de Sousa, professora de História da escola.
Em Bom Lugar, a eleição ocorreu no C.E. Tereza Leite Miranda. A comunidade escolar, que já havia escolhido a gestora geral em 2015, voltou às urnas para definir a gestora auxiliar. “A escola toda se movimentou para que a votação ocorresse. É fundamental ter um gestor auxiliar que entenda e se preocupe com a realidade da escola”, disse Júlia Neres Lima, servidora da escola.
Em Lago Verde, também na URE de Bacabal, houve votação em duas escolas que se mobilizaram e organizaram até seções eleitorais para garantir a votação, que transcorreu de forma tranquila e entusiasmada.
No C.E. John Kennedy também houve uma grande participação da comunidade escolar no processo democrático. Maria de Fátima Amorim Monteiro foi votar junto com as filhas Liandra Monteiro Costa e Thamires Monteiro Costa. “É uma ocasião importante. Escolher o gestor da escola onde minhas filhas estudam é uma honra. Elas me incentivaram muito para estar aqui”, disse Fátima.
Na Unidade Regional de Educação (URE) Bacabal, as eleições para escolha de Gestores Escolares e Gestores Adjuntos ocorreram em dez escolas de seis municípios: Bacabal (3 escolas), Bom Lugar (1), Conceição de Lago Açú (1), São Luís Gonzaga (1), Lago Verde (2) e Vitorino Freire (2).
Imperatriz
Na região Sul do Maranhão, as eleições ocorreram de forma tranquila nesta quarta-feira. “Um momento importante para a convivência de todos que compõem a escola. Para nós, pais, é fundamental participar desse processo. Todas as escolas devem fazer esse exercício democrático”, ressaltou José Carlos Barbosa, ex-professor, pai e avô de alunos do C.E. Dorgival Pinheiro de Sousa, em Imperatriz.
O professor de Filosofia, Carlos Augusto Costa, destacou a satisfação, enquanto educador, de poder participar das eleições democráticas. “Participar desse processo faz a gente pensar: eu pude contribuir, colaborar, então vou poder cobrar e ajudar a fazer a nossa escola cada vez melhor”, disse.
Nesta quinta-feira (1º), a consulta será realizada em escolas das regionais de Balsas, Barra do Corda, Chapadinha, Codó, Presidente Dutra, São João dos Patos e Santa Inês; e na sexta-feira (2) é a vez dos Centros de Ensino localizados nas regiões de Itapecuru Mirim, Pinheiro, São Luís, Viana e Timon.
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
0 comentários:
Postar um comentário