quarta-feira, 14 de dezembro de 2016
Imagem de Internet
Mais do que melhoria na estrutura, a entrega da reforma do Convento das Mercês, na próxima sexta-feira (9), representa a afirmação do compromisso e diálogo com as comunidades do Desterro, Portinho e imediações. No ano de 2016, diversas ações mobilizaram crianças, jovens e adultos em atividades de qualificação e socioeducativas, evidenciando a credibilidade depositada pela comunidade, que durante muito tempo não teve acesso às instalações. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura, realizou a reforma do importante prédio vinculado à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur) e que também abriga a Fundação da Memória Republicana Brasileira. 

“Esta reforma vem cristalizar e reforçar a participação da comunidade do entorno do Convento. Este espaço que durante anos foi visto pelos moradores como propriedade privada. Antes a comunidade não tinha acesso. Agora, com todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano, as pessoas estão se aproximando desse que, na verdade, é um equipamento comunitário”, destaca o líder comunitário e membro do Conselho do Convento das Mercês, Denis Cutrim.

Abrir mão de um poder centralizador para compartilhá-lo com a comunidade é um diferencial da gestão do governador Flávio Dino. Norteadas por este princípio, as atividades que foram desenvolvidas ao longo do ano contaram com grande participação dos moradores do Desterro e Portinho. Todos foram mobilizados e convidados a participar com a colaboração de comerciantes (para afixar cartazes nos estabelecimentos), grupos culturais, escolas e também por meio das redes sociais.

Entre as principais iniciativas estão a entrega do primeiro Ponto do Saber, realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), que neste mês está certificando a primeira turma do curso de Web Designer, que contou com a participação de 50 alunos, entre 18 e 25 anos. Além disso, as escolas do bairro do Desterro também estiveram no Convento das Mercês, onde puderam participar, por exemplo, do Cineminha com Pipoca e Roda de Conversa e Leitura, contando como atividade extracurricular fora de sala de aula.   

Entre outras opções de cultura, educação, lazer e esporte idealizadas especialmente para a comunidade estão programadas em datas comemorativas, cursos de inglês, biblioteca, apresentações juninas e torneios comunitários.

O Convento das Mercês

O prédio do Convento das Mercês, que foi tombado como Patrimônio Histórico Nacional e inaugurado pelo padre Antônio Vieira, hoje é um equipamento do Governo do Maranhão que também abriga a Fundação da Memória Republicana Brasileira.

“O sentimento de todos nós, que  vivemos o cotidiano deste lugar e lutamos pela preservação do patrimônio histórico e cultural, material e imaterial do povo brasileiro, em especial do povo maranhense, é de alegria e de renascimento, na certeza de que a partir de agora este equipamento público, ligado à Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur),  de vocação eminentemente cultural dará passos largos rumo a um de seus principais objetivos, que é a promoção do desenvolvimento e a formação da sociedade maranhense”, ressalta o presidente da Fundação da Memória Republicana Brasileira, Felipe Camarão. 

0 comentários:

Postar um comentário