quinta-feira, 15 de dezembro de 2016
Dando continuidade ao amplo programa de reconstrução, reforma e manutenção na estrutura física escolar da Rede Estadual de Ensino, o Governo do Maranhão iniciou, nesta semana, a reforma de 11 prédios escolares, considerados prioritários dado ao tempo que passaram sem intervenção na infraestrutura por parte de gestões anteriores. As reformas acontecem com a parceria das Secretarias de Estado da Educação (Seduc) e de Infraestrutura (Sinfra). Nesta fase serão beneficiados quase 8 mil alunos.

As escolas contempladas com as reformas estão localizadas em oito municípios: Fortuna – C.E. Estado do Rio de Janeiro anexo I; Colinas – C.E. Dr. Antônio Jorge Dino; Cururupu – U.E. João Marques Miranda; São José de Ribamar – C.E. São José de Ribamar; Imperatriz – C.E. União; Carolina – C.E. Sertão Maranhense; Grajaú – C.E. Nicolau Dino; e São Luís, abrangendo os centros de ensino Benedito Leite/Escola Modelo (Centro), Dr. João Bacelar Portela (Caratatiua), Professor Barjonas Lobão (Cohatrac) e Prefessora Estefânia Rosa e Silva, no bairro Turu.

A escola Estefânia Rosa, por exemplo, passará por um processo de reconstrução, já se encontra totalmente deteriorada. No primeiro semestre deste ano, o Secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, esteve no local acompanhado da assessoria técnica para avaliar a situação do prédio, que foi desativado em 2014, pelo governo anterior e os alunos tiveram que ser remanejados para outro espaço, na mesma quadra.

“A meta do Governo Flávio Dino é alcançar todos os 217 municípios maranhenses, inclusive os que ainda não possuem prédios próprios da Rede Estadual de Ensino. Nosso pedido aos gestores dessas escolas é que acompanhem o andamento das obras e comuniquem aos setores responsáveis da Seduc para darmos celeridade ao processo. Dessa forma iremos proporcionar melhores condições para o processo de ensino e da aprendizagem e ainda teremos a comunidade escolar mais motivada para viver a escola”, destacou Felipe Camarão.

O Governo do Estado investiu, em 2016, mais de R$ 90 milhões em infraestrutura, com a reconstrução de cerca de 60 escolas e intervenções em mais de 300 unidades escolares em todo o Maranhão, sem distinção entre regiões e municípios. 

“Esses números são extremamente relevantes se considerarmos que a rede estadual de ensino é formada por 1196 escolas, várias, com muitos anos sem qualquer intervenção do Estado. Com essas ações, proporcionamos a estudantes, professores, técnicos, pais e familiares um ambiente escolar digno, com espaços adequados para todas as atividades desenvolvidas”, destacou Anderson Lindoso, secretário-adjunto de Suporte ao Sistema Educacional da Seduc, responsável pelas obras na rede escolar.

Quadras poliesportivas

Os secretários estaduais de Infraestrutura, Clayton Noleto, e de Educação, Felipe Camarão, assinaram, no início deste mês, 56 ordens de serviço para a construção de quadras nas escolas estaduais do Maranhão, com investimentos da ordem de R$ 30 milhões. Além dessas, 4 quadras poliesportivas já estão com as obras avançadas.  As intervenções estão dívidas em: construção de quadras grandes com cobertura, construção de quadras pequenas com cobertura e construção de quadra com vestiário. Os recursos são provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

0 comentários:

Postar um comentário