CAMPANHA: IPTU 2018

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016
O Governo do Estado divulgou o laudo semanal de balneabilidade nesta sexta-feira (16), realizado pelo Laboratório de Análises Ambientais – LAA, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema). O novo levantamento, aferido entre os dias 07/12 e 11/12, mostra que as praias da Região Metropolitana continuam com 16 pontos próprios para banho. O laudo aponta, também, que o nível de impurezas caiu drasticamente nas cinco áreas impróprias em relação às verificações das últimas duas semanas.

Mesmo com a queda das substâncias que tornam as praias impróprias, o monitoramento obedece aos padrões fixados na Resolução CONAMA nº 274/00, segundo a qual, as águas das praias serão consideradas próprias, quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras, obtidas em cada uma das cinco semanas anteriores, e colhidas no mesmo local, houver no máximo 100 Enterococos/100 mL (NMP - Número Mais Provável). A tendência é que o próximo laudo já mostre a liberação de grande parte desses pontos impróprios.

De acordo com o governador Flávio Dino, o Governo do Estado trabalha desde o início do ano passado no processo de limpeza das praias, pois não há a possibilidade de obter a balneabilidade plena sem que haja continuidade dos investimentos.

“Desde o começo do Governo nós vamos caminhando passo a passo. Conseguimos um patamar muito bom, que praticamente há uma década não havia, em que praticamente 100% dos pontos pesquisados estão sendo liberados. Uma semana ou outra nós temos alguns pontos impróprios, e, claro, que nós sabíamos que seria assim porque o processo de limpeza total que leva algum tempo depende da conclusão das obras nos principais rios que chegam nas praias”, explicou.

Flávio Dino citou que o Governo do Estado já fez intervenções no Rio Pimenta, está realizando obras no Rio Claro e iniciando no Rio Calhau. Além disso, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), por meio do programa ‘Mais Saneamento’ trabalha na limpeza no Rio Anil, com as Estações de Tratamento de Esgoto, e com obras na Lagoa da Jansen.

“É claro que é um processo. O que nós podemos garantir é que a qualidade da água semana a semana está melhor, as praias estão sendo monitoradas e nós divulgamos com transparência os resultados porque nós temos seriedade”, ressaltou o governador.

0 comentários:

Postar um comentário

Hotel Pousada do Buriti

Hotel Pousada do Buriti
Barreirinhas- Maranhão

Cidadão limpeza

Yes

Posseidon Hotel Ltda

DUVEL

DUVEL
CALHAU AV. DOS HOLANDESES, QUADRA 29, Nº08, RETORNO DO CALHAU - CALHAU TELEFONE: (98) 2108-3000

Colégio Batista

Colégio Batista