quarta-feira, 7 de dezembro de 2016
O Batalhão de Polícia Militar Ambiental do Maranhão (BPA/MA) deu início, nesta segunda-feira (05/12), ao curso de requalificação para policiais que atuam na área ambiental de todo o Estado. Durante o curso os policiais recebem capacitação sobre Fiscalização de Fauna, Flora e Unidades de Conservação ministrada pela Superintendente de Biodiversidade e Áreas Protegidas, Janaína Dantas e pela Supervisora de Gestão de Unidades de Conservação, Rafaela Brito, com o término previsto para a próxima sexta-feira (09/12).

Atualmente, a SEMA tem realizado ações de fiscalização conjuntas com BPA. As fiscalizações ocorrem na área de flora, unidades de conservação e fauna silvestre. Um dos fatores que contribuiu para o aumento da demanda por fauna ocorreu em razão do advento da Lei Complementar nº 140/11 que fixou as normas para a cooperação entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios para a proteção da fauna, dentre outros.

A SEMA, juntamente com o Batalhão de Polícia Ambiental, possui a maior estrutura de fiscalização ambiental do Estado. Para o fortalecimento do trabalho será necessário aquisição de equipamentos profissionais para manejo e contenção de animais, se tornando necessário o treinamento adequado dos militares estaduais para enfrentar os atendimentos às ocorrências de fauna com segurança e profissionalismo, oferecendo a população maior qualidade na sua prestação de serviço.

As aulas teóricas do curso de requalificação estão sendo realizadas no auditório do Comando Geral da Polícia Militar do Estado do Maranhão. As aulas estão sendo ministradas por policiais do BPA e funcionários da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais.

Os temas abordados no primeiro dia foram: Biomas Maranhenses, Classificação de fauna, legislação aplicada à proteção da fauna, identificação da fauna ameaçada de extinção e noções de Unidades de Conservação de Proteção Integral e de Uso Sustentável do Estado do Maranhão.

“O curso ministrado é de suma importância para o meio ambiente não só pela importância da requalificação, mas também para capacitar os policiais para atuarem na fiscalização de fauna, flora e Unidades de Conservação do Estado do Maranhão”, disse o Secretário de Meio Ambiente, Marcelo Coelho.

0 comentários:

Postar um comentário