sexta-feira, 27 de janeiro de 2017
O Escritório da UNESCO no Brasil tomou conhecimento, na tarde desta quinta-feira (26/01/2017), de que estava circulando nas redes sociais um texto, dizendo que São Luis havia perdido o título de Patrimônio Mundial. A Organização esclarece que a informação não é verídica.

Segundo o texto, o Representante da UNESCO no Brasil, Lucien Muñoz, teria enviado um ofício à prefeitura da cidade desqualificando-a como sítio do Patrimônio Mundial. O texto também dizia que essa decisão acarretaria em perdas de verbas repassadas pela UNESCO ao sítio.

A UNESCO no Brasil informa que o seu Representante, o sr. Lucien Muñoz, não enviou nenhum ofício à prefeitura de São Luis referente a este assunto e ressalta que as decisões sobre os títulos são tomadas pelo Comitê do Patrimônio Mundial, um conselho integrado por 21 Estados-Parte da Convenção do Patrimônio Mundial. Cabe ao Comitê, que se reúne anualmente, julgar as candidaturas de inscrição na Lista no Patrimônio Mundial; zelar pelo estado de conservação dos bens já inscritos; avaliar e decidir pela inclusão ou exclusão de bens na Lista do Patrimônio Mundial em Perigo e decidir pela exclusão definitiva da Lista do Patrimônio Mundial.

A Organização ressalta também que nenhum sítio brasileiro está na Lista do Patrimônio Mundial em Perigo, pré-requisito para a perda do título. Também comunica que não é verídica a informação de que a UNESCO repassa verbas para sítios do Patrimônio.


0 comentários:

Postar um comentário