quinta-feira, 30 de março de 2017
 Eliane Barbosa, que integra a turma de 25 formandos do Curso Técnico de Capacitação Profissional em Encanador. (Crédito: Danielle Vieira)

Formandos do Curso Técnico de Capacitação Profissional em Encanador, promovido pela Odebrecht Ambiental em parceira com a Amanco e SENAI, sonham em conquistar vaga no setor que será alvo de novos investimentos

Essa quinta-feira (30.03) será um dia muito especial para 25 moradores dos municípios de São José de Ribamar e Paço do Lumiar, trata-se da solenidade de formatura da segunda turma do Curso Técnico de Capacitação Profissional em Encanador, promovido pela Odebrecht Ambiental em parceria com a FIEMA e Amanco. O evento acontece às 15h, na sede da empresa no Maiobão, e vai contar com a presença de todos os parceiros envolvidos no programa.

Para os formandos, a capacitação é o passaporte para a volta ao mercado de trabalho, após meses de desemprego. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o Estado do Maranhão encerrou 2016 com mais de 18 mil pessoas sem emprego. Apenas em janeiro deste ano mais de 2 mil postos de trabalhos foram desativados.

Na contramão da crise, a Odebrecht Ambiental vem promovendo grandes investimentos em São José de Ribamar e Paço do Lumiar, através de obras para implantação de 22 novos sistemas de abastecimento de água. As ampliações dos sistemas representam a geração direta e indireta de novos postos de trabalho, como afirma Helder Dantas, diretor de Concessão da Odebrecht Ambiental – Maranhão. 

De acordo com o Instituto Trata Brasil, cada 1 milhão de reais investido em obras de esgotamento sanitário gera cerca de 50 vagas de empregos diretos e indiretos. “Vamos investir mais de R$ 450 milhões em obras nos sistemas de água e esgoto. Nosso objetivo é mudar a realidade dessas duas cidades, promovendo as transformações tão necessárias no saneamento básico e também o desenvolvimento socioeconômico das comunidades atendidas”, destaca Dantas que já comemora a entrega do primeiro e maior centro de reservação das duas cidades, no bairro do Maiobão, ocorrida no início de março.

Entre os formandos está Eliane Barbosa, moradora de Paço do Lumiar, e uma das duas mulheres dessa turma, que contesta o estereótipo da profissão. "Eu era operadora de caixa em um supermercado mas estou desempregada há meses e vi nessa oportunidade uma chance de melhorar de vida e sustentar meus 2 filhos. Vou mostrar que uma encanadora mulher pode ser muito competente", declarou ela.

0 comentários:

Postar um comentário