quinta-feira, 30 de março de 2017
Fórum Municipal de Juventudes realizará uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa para tratar sobre os direitos dos jovens. Programação se estende até a tarde com oficinas e atividades culturais no Centro da Cidade.

O Fórum Municipal de Juventudes de São Luís (FMJ) realizará na próxima quinta-feira, 30 de março, um dia de atividade em alusão ao Dia Mundial da Juventude, comemorado neste mesmo dia. A programação inicia com uma Audiência Pública às 8h da manhã no Plenarinho da Assembleia Legislativa e se estende por todo o dia, com atividades culturais e oficinas temáticas no Centro de Criatividades Odylo Costa Filho, no Centro Histórico.

A Audiência Pública foi uma iniciativa do FMJ e Fórum Estadual de Juventudes (FEJMA), por meio de uma articulação com o Deputado Cabo Campos. Com o tema "Direitos da Juventude", o evento tem por objetivo discutir os desafios para a criação e implantação das políticas públicas de juventudes, conforme destaca a Secretária Executiva do Fórum, Miranilde Silva: "o Dia Municipal de Juventudes é um momento de reflexão e cobranças ao poder público a execução dos direitos dos jovens, assegurados no Estatuto da Juventude, que foi aprovado em 2013", enfatizou.

Após a audiência o Dia Mundial da Juventude em São Luís continua às 14h, na Praia Grande, com apresentações de dança, discotecagem e oficinas sobre sexualidade, educação e direitos juvenis, com jovens da rede estadual de educação.

Programação

8h​ - Audiência Pública "Direitos da Juventude"
 Local: Plenarinho da Assembleia Legislativa do Maranhão

14h​ - Discotecagem
 Local: Centro de Criatividades Odylo Costa Filho - Centro Histórico

15h​ - Oficinas: i)​ Juventude e Sexualidade; ii)​ Estatuto da Juventude e direito dos jovens
 Local: Centro de Criatividades Odylo Costa Filho - Centro Histórico

17h​ - Apresentações Culturais
Local: Centro de Criatividades Odylo Costa Filho - Centro Histórico

Mais informações

Miranilde Silva - Secretária Executiva do Fórum Municipal de Juventudes
(98) 9 8738-2708 - Miranilde Silva
(98) 9 8155-5867 - Maurício D'Paula
(48) 9 9828-8604 - Dayana Gomes
(98) 9 9215-8573 - Criciele Munis

O Dia Mundial da Juventude

O Dia Mundial da Juventude foi instituído em 1985, durante o Ano Internacional da Juventude, promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Panorama da Juventude

A Lei 12.852, de 05 de agosto de 2013, instituiu o Estatuto da Juventude, definindo diretrizes, responsabilidades, direitos e deveres na elaboração e efetivação de políticas públicas para os jovens.

Um dos principais pontos definidos foi a faixa etária do jovens: jovens são aqueles de 15 a 29 anos, observando-se, de 15 a 17 anos, a aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente. Essa definição norteia a gestão pública, uma vez que a idade jovem eradesordenada: a saúde considerava até os 25 anos e os partidos políticos até 31 anos, por exemplo.

O Sistema de Indicadores Sociais de São Luís apresenta um conjunto de dados sobre a cidade e alguns recortes de juventudes da cidade, por exemplo:

1. Número de domicílios sob a responsabilidade com jovens de até 19 anos: 4.011, bairros com piores indicadores: Cidade Olímpica e Vila Nova;

2. Homicídio Juvenil Masculino (2013): 280 registros Crimes Violentos Letais (Fevereiro de 2017/SSP-MA): 58 mortes, sendo 30 jovens (51%), deste 22 do sexo masculino e outros 8 sem gênero especificado;

3. Média salarial juvenil: R$ 1.041,32 - São Luís está entre as 10 capitais brasileiras com os salários mais baixos para os jovens; 

4. Jovens mães com menos de 20 anos: 2.976​;

5. Jovens que abandonaram o ensino médio público: 4.336​;

6. Jovens que reprovaram no ensino médio público: 7.334.

0 comentários:

Postar um comentário