quinta-feira, 30 de março de 2017
SÃO LUÍS - Acontece nessa sexta-feira, 31, o lançamento do livro “Guerra Urbana – morrendo pela vida loka” do jornalista Nelson Chagas Melo. O livro investiga a realidade das guerras urbanas, com foco nos conflitos entre facções criminosas na região metropolitana de São Luís e em várias partes do território maranhense.

A obra analisa o crime organizado baseado nas guerras urbanas, que tem como fator motivacional e ideológico a “vida loka”. O livro descreve esse fenômeno em termos mundiais até chegar à realidade maranhense, quando o surgimento das facções criminosas é explicado, bem como seu desenvolvimento e proliferação, frisando as suas consequências negativas para a sociedade.

"Guerra Urbana – morrendo pela vida loka" é o resultado de pouco mais de um ano de pesquisa feita pelo repórter Nelson Melo acerca do crime organizado no Maranhão. Ele investigou o fenômeno enquanto apurava, como jornalista, homicídios, latrocínios, tentativas de assassinatos, disparos em via pública, ataques a ônibus e delegacias no Complexo Penitenciário de Pedrinhas. Assim como prisões de criminosos e apreensões de grandes quantidades de drogas e armas realizadas pelas forças de segurança pública.

À sua experiência profissional o repórter aliou leituras sobre o tema, utilizando referências de pensadores da Filosofia, Psicanálise, Antropologia, Criminologia, Ciência Forense, História, Mitologia, Semiologia, entre outras áreas, para embasar o assunto e compreender a “vida loka” e as guerras urbanas em um contexto mais abrangente.

O lançamento ocorrerá no Auditório Setorial, no Centro de Ciências Humanas (CCH), na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Câmpus do Bacanga, às 17h. A obra tem o apoio do grupo Carcará – Juventude Conservadora da UFMA; do Stúdio Set; da NCA Design; da BBBGraf; do grupo Conhecimento Epistemeeda Abilene Presentes.


0 comentários:

Postar um comentário