sexta-feira, 31 de março de 2017
A reunião tratou dos principais serviços prestados para a comunidade

SÃO LUÍS – Foi realizada na tarde dessa quarta-feira, 29, uma reunião para tratar da organização e realização da 24ª Ação Global. O encontro definiu também quais serviços e áreas da cidade universitária serão disponibilizados no dia do evento.

Ação Global Nacional é um mutirão de cidadania produzido pelo SESI. Em um mesmo dia e local, os participantes poderão receber atendimento médico, psicológico e jurídico gratuito e também retirar documentos como certidão de nascimento, RG, CPF ou título de eleitor. Os visitantes também poderão praticar atividades de lazer, educação e esporte.

Na ocasião a superintendente do SESI, Rosely de Oliveira, afirmou a questão do voluntariado na Ação. “Cada vez mais a ação global afirma a questão do voluntariado e a UFMA que é parceira há 5 anos tem conseguido fortalecer mais o atendimento especialmente na área da saúde”, destacou. Segundo a superintendente, foram mais de 160 mil atendimentos em um dia na edição passada. “Isso é um esforço muito grande dos profissionais que colaboram como voluntários. Toda ação precisa de um planejamento e a experiência vai aperfeiçoando cada vez mais”, acrescentou. A UFMA é a principal parceira e a realização é da Rede Globo e do SESI a nível nacional.

Para a coordenadora de Promoção da Saúde do SESI-MA, Rita Samara, o evento é a maior ação de cidadania do País. “É uma ação de encontro e exercício da cidadania que cresce e se compromete com um país melhor”, contou. Sobre os serviços oferecidos a coordenadora destacou que estão sendo acertados, mas que a comunidade pode contar com a parte de empreendedorismo e pequenos negócios, além de oficinas, esportes, beleza (manicure, pedicure e cabeleireiro), matrículas para ensino a distancia, com a novidade desse ano do ensino médio gratuito à distancia, na categoria semi presencial, que facilita a vida do trabalhador para fazer seu horário disponível, com reconhecimento de saberes e diminuindo tempo. Além da parte de saúde, cultura e documentação, como casamento comunitário, divórcio, identidade, carteira de trabalho, orientação de currículo e entrevista de empregos. “Estaremos aqui para apoiar a comunidade em suas demandas”, contou Rita.

A reitora, Nair Portela, se mostrou bastante entusiasmada com a Ação, sendo este o quinto ano com a participação da UFMA. “ A Universidade participa não apenas com a infraestrutura, cedendo os espaços, salas de aula, laboratórios, mas participa também com a força acadêmica, com os docentes, alunos e técnicos da instituição. Há um envolvimento muito grande desde a elaboração da proposta do desenvolvimento da ação global a sua execução. É uma ótima oportunidade para os professores se engajarem para atender a comunidade”, destacou. Segundo a reitora é um momento de agregação de todas as unidades acadêmicas.

A Ação Global acontece no dia 27 de maio na Cidade Universitária. Realizada desde 1995, a Ação Global já beneficiou mais de 18,4 milhões de pessoas e prestou mais de 31,7 milhões de atendimentos. A UFMA recebe a Ação Global desde 2012 e firmará, mais uma vez, a parceria com o SESI para sua 24° edição.

0 comentários:

Postar um comentário